| Milton Schroeder |
|---|
| Prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica e demais funcionários públicos aderiram ao Dia da Bicicleta, promovido ontem (20) |
Cabelos ao vento, sensação de liberdade, movimento. Seja grande ou pequena, branca ou azul, nova ou velhinha, a bicicleta é capaz de proporcionar a inserção em meio à natureza ou mesmo permite costurar entre as vias urbanas, levando o condutor ao seu destino, sem a necessidade de ter um destino certo.
Diante dos benefícios que oferece, e buscando reduzir o inchaço veicular das cidades, ela ganhou um dia. Em Marechal Cândido Rondon, este foi o primeiro ano em que a administração promoveu o Dia da Bicicleta, fazendo parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que segue com programação hoje (21).
A proposta de ontem era de que os rondonenses deixassem seus carros e motos em casa e usassem a bicicleta para o deslocamento para o trabalho, ira à escola, e até mesmo para o lazer.
A campanha teve a adesão de várias empresas, escolas e colégios. Na prefeitura, inclusive o prefeito Moacir Froehlich e o vice-prefeito Silvestre Cottica aderiram à campanha e trocaram seus automóveis por bicicletas.
O Dia da Bicicleta também teve o apoio da Polícia Militar, que orientou os usuários das principais vias da cidade. Dentre os que aderiram à campanha, muitos receberam orientações sobre o uso correto da bicicleta no trânsito, além de concorrerem a brindes entregues de forma aleatória em vários pontos da cidade. De acordo com o secretário especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, Jossoé Hahn Pinto, a avaliação do primeiro ano da proposta é positiva.
Sabemos que é difícil quebrar alguns costumes das pessoas, como o de utilizar carro, mas fizemos a proposta e vimos uma grande adesão do funcionalismo público, bem como de empresas, menciona, acrescentando que alguns que não estavam preparados para usar bicicleta neste dia, procuraram deixar o veículo em casa, pegando carona ou mesmo indo ao trabalho a pé, o que também foi considerado válido.
Abordamos algumas pessoas na rua sobre a data proposta e percebemos que muitas delas sabiam do Dia da Bicicleta, sinal de que a informação teve alcance, relata o secretário.
Hábito
O presidente da Cipa acrescenta que a cooperativa busca incentivar os funcionários a adotarem hábitos saudáveis e andar de bicicleta é um deles. Apesar da maioria não ter o costume, também lembramos as pessoas de que o correto é fazer o uso do capacete, acrescenta. Em nível municipal, na opinião de Oliveira, ainda é possível incentivar grande parte da população a adotar a magrela. Além de proporcionar ganhos à saúde, também favorece o meio ambiente, a partir da redução da emissão de gases poluidores e do efeito estufa, frisa.
O Dia da Bicicleta já fazer parte do calendário da Copagril e deve ser realizado anualmente a partir da atuação das Cipas. Todo mundo precisa buscar saber se consegue passar pelo menos um dia sem o carro. Se cada um se conscientizar que é possível, aos poucos vamos mudando os hábitos, confia Oliveira.
Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente