Geral Passo histórico
Fincando a bandeira na pauliceia – por Caio Gottlieb
Vem reverberando fortemente no mundo dos negócios a informação publicada na segunda-feira (25) pelo jornal Valor Econômico dando conta do acordo para a venda de 24 lojas do atacadista Makro para o grupo dos irmãos cascavelenses Ederson, Everton e Eduardo Muffato.
Embora nenhuma das partes envolvidas confirme a notícia, sabe-se que as tratativas estão em andamento e podem chegar a bom termo nas próximas semanas.
Para o Makro, controlado pelo grupo holandês SHV, será a finalização do processo de desinvestimento iniciado em 2020, quando, ao tomar a decisão de deixar de operar no Brasil, efetivou a transferência de 29 unidades para o Carrefour.
Para o Muffato, que tem atualmente mais de 80 lojas e ocupa a liderança do segmento de supermercados, hipermercados e atacarejos no Paraná, com presença igualmente crescente no interior de São Paulo, a possível aquisição vai muito além da simples expansão da rede com novos pontos de venda no vizinho Estado.
Se concretizada, a transação, avaliada em cerca de R$ 3 bilhões, representará o alcance de um importante objetivo estratégico: a entrada da marca na Capital paulista, a poderosa locomotiva da economia nacional, e a consolidação do seu posicionamento entre as grandes companhias do varejo de alimentos do país.
É um passo histórico.
Caio Gottlieb é jornalista, publicitário, fundador e sócio-proprietário da Caio Publicidade, agência de propaganda com mais de três décadas de atuação em Cascavel e no Oeste do Paraná. Blog: caiogottlieb.jor.br