Fale com a gente

Geral

Frio estimula venda de produtos de época

Publicado

em

O frio e o per iacute;odo de realiza ccedil; atilde;o de festas de S atilde;o Jo atilde;o t ecirc;m estimulado o aumento do consumo de produtos aliment iacute;cios de eacute;poca, tais como pinh atilde;o e batata doce, al eacute;m dos ingredientes dos quitutes juninos, como amendoim, pipoca, vinho, gengibre e outros.
Apesar da procura desses itens ter come ccedil;ado na segunda quinzena de maio, eacute; nos meses de junho e julho que os supermercados registram um maior aquecimento das vendas desses produtos.
Em Marechal C acirc;ndido Rondon, conforme supermercadistas, o aumento da procura de alguns itens, em geral, chega a ser de 200% em compara ccedil; atilde;o com outras eacute;pocas do ano. Enquanto isso, outros produtos consumidos tamb eacute;m em outros per iacute;odos do ano – como o amendoim, bem vendido na anteced ecirc;ncia da P aacute;scoa – ficam na m eacute;dia de 40% de eleva ccedil; atilde;o.
Para estimular ainda mais os consumidores, alguns supermercados at eacute; mesmo montaram uma barraquinha espec iacute;fica para a comercializa ccedil; atilde;o de produtos como p eacute;-de-moleque, pa ccedil;oquinha, cri-cri, canjica e outros doces. Conforme o encarregado da loja do Allmayer Supermercado, Adriano Cezar Reichert, a tenda instalada na aacute;rea interna do supermercado tem surtido o efeito desejado. ldquo;Os clientes gostaram, ela chama a aten ccedil; atilde;o e eles acabam levando produtos que est atilde;o em exposi ccedil; atilde;o rdquo;, garante.
Do ponto de vista dele, os aliment iacute;cios t ecirc;m mais sa iacute;da do que as bebidas. ldquo;Principalmente amendoim e pipoca. Acredito que, com o frio, muitas pessoas acabam optando por deixar de sair, ficando mais tempo em casa, por isso compram esses produtos rdquo;, avalia.

Vinhos
Por outro lado, outros supermercados, como o Rimmava e o Ruzza, registraram crescimento da procura por vinhos, em rela ccedil; atilde;o ao ano passado. Segundo o gerente Ilgo Zimmermann, as vendas da bebida este ano j aacute; superaram as expectativas. ldquo;Fizemos algumas ofertas e a procura foi t atilde;o grande que nos surpreendemos. J aacute; vendemos em torno de 20% a mais do que no mesmo per iacute;odo de 2009. Agora estamos buscando repor os estoques rdquo;, declara.
Ele acredita que o frio repentino tenha favorecido esse comportamento do consumidor.

Espetinho
Neste ano, a maioria dos supermercados tamb eacute;m est aacute; apostando na comercializa ccedil; atilde;o de espetinhos de carne tanto para festas juninas como para particulares. Os palitos s atilde;o preparados conforme a solicita ccedil; atilde;o do cliente, seja de carne bovina, su iacute;na ou de frango, acrescida de cebola e/ou piment atilde;o. A maior parte dos estabelecimentos atende a partir de encomendas, sendo que alguns tamb eacute;m oferecem a possibilidade de preparo dos espetinhos na hora da compra, desde que em pequena quantidade.

Pre ccedil;os
Segundo os representantes dos supermercados, os pre ccedil;os dos produtos tradicionalmente comercializados nessa eacute;poca do ano est atilde;o dentro de patamares equilibrados considerando a infla ccedil; atilde;o.
Em alguns casos, o amendoim est aacute; sendo vendido a um valor at eacute; mesmo inferior ao do ano passado. Se em junho de 2009 era adquirido por cerca de
R$ 4,39; neste ano pode ser encontrado por R$ 3,98 at eacute; R$ 3,39.
O pinh atilde;o, cujo pre ccedil;o j aacute; rondou os R$ 3,98, atualmente pode ser encontrado a R$ 2,98, ou at eacute; mais em conta, em dias de oferta.
Os vinhos est atilde;o com pre ccedil;os pr oacute;ximos aos praticados no mesmo per iacute;odo do ano passado. A varia ccedil; atilde;o maior de valores ocorre entre as v aacute;rias marcas existentes, desde as nacionais, com garrafas a partir de R$ 3,78; at eacute; as importadas, (principalmente do Chile e Argentina), com pre ccedil;os de at eacute; R$ 80 a garrafa.

Paralelos
Al eacute;m dos itens tradicionais, o frio tamb eacute;m movimenta a venda de produtos como salsicha para cachorro-quente, preparo para bolo e condimentos como gengibre, cravo e canela. A observa ccedil; atilde;o eacute; do gerente do Supermercado Cercar, Arno Muhbeier. Segundo ele, ainda chama a aten ccedil; atilde;o uma maior procura por queijos e embutidos. ldquo;Acredito que esse aumento esteja relacionado a uma necessidade maior de calorias nos dias frios rdquo;, justifica.
Como o m ecirc;s de junho est aacute; apenas no come ccedil;o, quando acontece a maioria das festas escolares, se estendendo para o m ecirc;s de julho; bem como o inverno s oacute; se inicia oficialmente no pr oacute;ximo dia 21, as expectativas de vendas dos supermercadistas nesse per iacute;odo s atilde;o muito positivas.

lt;galeria / gt;

Copyright © 2017 O Presente