Quem procura uma academia possui, de forma geral, o mesmo objetivo: melhorar a aparência física e, de quebra, a saúde. Mas uma das queixas mais frequentes é a falta de tempo. Contudo, quem reclama talvez não sabe que a musculação pode proporcionar resultados bem eficazes e de forma objetiva, sem perder muito tempo com uma aula.
Mas para atingir bons resultados é preciso focar em quatro fatores: intensidade (carga), descanso, amplitude do movimento e o tempo de execução do movimento durante as séries (cadência). Conseguindo utilizar essas variáveis de forma correta o aluno terá muito mais resultado passando menos tempo na academia. A afirmação é da professora de Educação Física e sócia- proprietária da Academia Flex e FlexMais, de Marechal Cândido Rondon, Ellen Altmann.
Maria Cristina Kunzler
Professora e sócia-proprietária da academia Flex, Ellen
Atlmann: Se o seu objetivo é não perder tempo e obter
os melhores resultados, invista em exercícios básicos e
variando apenas estímulos
Um ponto que tem sido polêmico nas academias é o invencionismo e a procura por exercícios pouco eficientes. Que professor ou aluno nunca viu algo estranho, para não dizer bizarro? Nas redes sociais, alguns perfis até ironizam, como o Saúde Irônica, no Instagram. Acredito que isso vem acontecendo pela falta de conhecimento de pessoas leigas no assunto com o objetivo de variar os estímulos nas sessões de musculação para continuarem motivadas , opina Ellen.
Conforme a profissional, quando um mesmo treino é feito por mais de um mês, sem variação deestímulo, o corpo entra em um platô, em que não há evolução. Tentando evitar isso, os alunos começam a procurar maneiras de fazer exercícios diferentes, porém com pouca eficiência, avalia. Para ter resultado o importante é mudar o estímulo, e não o exercício. Às vezes as pessoas não entendem que fazer 12 repetições é um tipo de estímulo, assim como fazer isométrico, segurando por 15 segundos, e depois oito repetições é outro tipo de estímulo, exemplifica.