O vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) se manifestou sobre a conquista dos moradores do Loteamento Ceval, em Marechal Cândido Rondon. Após anos de luta, na semana passada foi confirmado que as famílias que residem no local irão receber as escrituras de terrenos, onde poderão construir suas novas casas.
Esta é uma grande vitória para as cerca de 50 famílias que vivem no Loteamento Ceval, afirmou Gordinho do Suco, que vem auxiliando os moradores na solução do problema, através de um diálogo junto ao governo municipal. Desde 2005 existe uma Ação Civil Pública tramitando na justiça, observando que a área onde está o Loteamento Ceval oferece dano ambiental e, portanto, deve ser desocupada.
Um acordo feito em 2008 e homologado em 2011 definia que o município repassaria aos moradores lotes diversos distribuídos pela cidade, para que pudessem construir novas casas e desocupar a área do Ceval. Na última sexta-feira (09), aconteceu uma audiência no Fórum, a pedido do Ministério Público, visando debater especificamente a questão do Loteamento Ceval. Do encontro resultou uma determinação judicial que possibilitaao município repassar escrituras de novos terrenos às 54 famílias de moradores.
Além de poder formalizar as escrituras, a prefeitura também irá auxiliar os moradores na busca de linhas de crédito que possibilitem o financiamento das novas casas. A partir do momento que as casas forem sendo concluídas, os moradores devem desocupar a área do Ceval, que será cercada, limpada e passará a ser espaço de preservação ambiental.