Divulgação
Reunião com o ministro Eliseu Padilha definiu importantes detalhes para a ampliação do Aeroporto Regional de Toledo
Investimentos para viabilizar o Aeroporto Regional de Toledo como uma referência para o Oeste do Paraná podem estar próximos. Na terça-feira (03), uma comitiva da região participou de uma audiência em Brasília com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha.
Participaram da reunião os prefeitos Beto Lunitti (Toledo), Jucenir Stentzler (Palotina) e Marcel Micheletto (Assis Chateaubriand), que também preside a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), o vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cottica, e os empresários Augusto José Sperotto (Fiasul), Luiz Donaduzzi (Prati-Donaduzzi) e Ademir da Silva (gerente da BRF). Também marcaram presença a senadora Gleisi Hoffmann e os deputados federais Sérgio Souza e Zeca Dirceu.
O encontro com o ministro Padilha rendeu boas notícias. Ele reafirmou os investimentos na aviação regional e garantiu às lideranças que o Aeroporto Regional de Toledo está contemplado. Inclusive se comprometeu que os processos licitatórios e de liberação serão feitos a partir do segundo semestre deste ano. Com isso, o aeroporto de Toledo se tornará um grande referencial para a aviação civil da região.
Um dos assuntos discutidos na audiência foi quanto à classificação do aeroporto e, portanto, sugeriu-se a alteração do projeto. Inicialmente, a intenção era classificar o Aeroporto Regional de Toledo como 2CIFR – que possibilita pouso de aeronaves de pequeno porte (ATR42). Após a realização de estudos, houve a solicitação para que houvesse a classificação para 3CIFR, que possibilita pouso de aeronaves maiores a A319. O estudo foi acolhido, sendo que o ministro Padilha confirmou a nova classificação.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje