Fale com a gente

Geral

GTER-BIOTOL coloca Toledo na vanguarda de projetos renováveis

Publicado

em

Carlos Rodrigues
Registro da posse e instalação do GTER-BIOTOL

A sala de reuniões da prefeitura de Toledo foi sede na tarde de hoje (17), da posse e instalação do Grupo de Trabalho sobre Energias Renováveis – com ênfase em biogás – de Toledo (GTER-BIOTOL), criado a partir da Portaria nº 260/2013, publicada no dia sete de junho.

O GTER-BIOTOL é composto por 23 instituições e tem a finalidade de desenvolver, valorizar e fomentar o uso das fontes de energias renováveis, visando uma maior utilização de tecnologias energéticas eficientes, inovadoras e sustentáveis, com foco especial no biogás, oriundo da biomassa residual.

Além disso, o Grupo busca estruturar o Programa Municipal de Desenvolvimento e Incentivo ao Uso de Energias Renováveis – ênfase no Biogás – para Toledo (PMER-BIOTOL). O evento contou com a presença do prefeito de Toledo Beto Lunitti, secretários e assessores municipais e representantes da Itaipu Binacional, das universidades, do setor produtivo (associações empresas integradores e sindicatos), das empresas de tecnologia em biodigestores e do Banco do Brasil.

A produção de biogás já é fonte de renda para os produtores e o objetivo é que este retorno seja ampliado. Segundo ele, a suinocultura gera um passivo ambiental, no caso os dejetos, que precisam ter uma destinação correta evitando danos à biodiversidade. O assessor citou ainda o enquadramento desse projeto dentro do planejamento de inclusão do uso do biogás como fonte nas cadeias produtivas, fator amplamente defendido pelo prefeito Beto Lunitti.

Copyright © 2017 O Presente