Fale com a gente

Geral

Hidratação do organismo: você bebe menos água no inverno?

Publicado

em

No inverno, as pessoas tendem a sentir menos sede já que transpiram menos durante as atividades rotineiras, devido ao frio. No entanto, segundo a bióloga Manuela Seidel, manter o corpo hidratado nesta época do ano, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. “A água também auxilia no combate das doenças típicas da Estação, trabalhando junto com o sistema imunológico”, explica.

Segundo a bióloga, uma pessoa que pese 50 quilos deve ingerir um litro e meio de água diariamente. O cálculo é feito a partir do peso: para cada quilo o indicado é 30 ml de água. “O corpo humano é constituído de 60% a 75% de água. Quem ingere água em quantidades baixas, prejudica o bom funcionamento do organismo, já que a água funciona como regulador do corpo e previne doenças, além de deixar a pele hidratada e mais firme”, observa.

Além da ingestão correta do líquido, a atenção deve ser voltada para a qualidade que a água oferece. Uma destas opções é a água com minerais raros, como vanádio. “As pessoas que optam pela água mineral vanádica têm mais benefícios para a saúde, pois o mineral é antioxidante, com propriedades tão ricas que se equivalem às encontradas em frutos do mar, no alho e no arroz integral”, complementa Manuela. 

Raridade

Somente o Brasil e a França possuem fontes que contêm o vanádio na forma líquida. No Oeste do Paraná, existe uma fonte com o maior teor da matéria-prima no mundo: 0,31 mg/L. As demais encontradas tem entre 0,02 mg/L e 0,13 mg/L. “A Água Mineral Sferriê é extraída à 230 metros de profundidade”, explica Osmar Pereira, proprietário da Indústria de Bebidas Sobradinho, responsável pelo envasamento e comercialização da água. 

Mesmo com diversos benefícios para a saúde e com poucas fontes encontradas em todo o mundo, a água vanádica pode ser adquirida a um preço acessível e varia em torno de R$ 2 conforme a embalagem. “O vanádio não é acrescentado a fórmula. O líquido extraído da fonte já contém a substância. Portanto, o valor é equivalente à água mineral comum, sendo apenas uma questão de escolha do consumidor”, finaliza Pereira.

Copyright © 2017 O Presente