Por volta das 9 horas da manhã de hoje (2), índios Guarani de Guaíra realizaram uma manifestação pacífica no centro do município. Segundo informações do Portal Guaíra, os indígenas querem chamar a atenção das autoridades e da sociedade local para a situação em que os índios vivem.
Segundo os manifestantes, dados de um relatório do Ministério Público Federal mostram que nas mais de dez aldeias existentes na região de Guaíra, as condições básicas de sobrevivência não estão sendo garantidas. A manifestação teve início na aldeia localizada nas proximidades da Vila Eletrosul, com mais de 300 índios e simpatizante. Eles gritavam palavras de ordem, carregando faixas, cartazes e bandeiras.
Após a passeata pelas principais ruas da cidade, os manifestantes foram recebidos pelo prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, e expuseram suas necessidades. O destino final da caminhada foi a aldeia Tekorá Porã, localizada na Vila Alta, onde os indígenas se reuniram com representantes do Ministério Público Federal.