Em 1963 Marechal Cândido Rondon elegia a primeira representante da beleza feminina rondonense. O evento coroou Helga Kleemann Port como vencedora do concurso. Neste ano, portanto, o município comemora cinquenta anos da eleição da primeira miss, que na época era denominada de rainha.
O concurso Miss Marechal Cândido Rondon está em sua 25ª edição, sendo realizado a cada dois anos. Já se tornou tradicional na região, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura. As vencedoras representam o município em eventos sociais, culturais e demais concursos de beleza a nível regional e nacional.
Inscrições
A partir desta segunda-feira, dia 02 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso Miss Rondon, que será realizado no dia 22 de fevereiro. A Secretária de Cultura, Carmen Borzatto, explica elas podem ser feitas até o dia 29 de novembro, sendo que as pré-seleções serão realizadas nos dias 06 e 07 de dezembro.
Podem se inscrever jovens que residem há, no mínimo, um ano no município, e que tenham 18 anos completos na data do evento, e que tenham no máximo 24 anos naquela data. A altura mínima é de 1,68 metros e o concurso é obrigatoriamente destinado para mulheres solteiras, que não mantêm ou tenham mantido união estável ou matrimônio e que não tenham filhos.
A candidata também não poderá ter sido eleita miss de Marechal Cândido Rondon ou de outro município em qualquer edição. A candidata indicada por uma entidade não fará a pré-seleção, estando diretamente inscrita para o concurso. O regulamento está disponível na Secretaria de Cultura. As interessadas devem procurar o setor para sanar qualquer dúvida e para realizar sua inscrição.
Evento
Em comemoração aos 50 anos esta edição relembrará eventos anteriores, já na escolha do local da festa, que será o Ginásio de Esportes Ney Braga. Trata-se de um local que oferecerá a oportunidade de grande público prestigiar a festa. Na oportunidade segundo Carmen, a intenção é prestar homenagens a todas que já foram as representantes da beleza rondonense.
Estamos repensando o evento por se tratar de uma data especial. Há 50 anos o município conta com representantes da beleza feminina. Será um evento muito especial. A proposta é convidar todas as misses já eleitas para serem homenageadas. Os contatos já estão sendo mantidos. Com certeza será um grande evento, menciona Carmen.