| Divulgação |
|---|
![]() |
| Reunião, ontem (19), foi o pontapé inicial para que o projeto Viva o Verão ganhe nova dimensão em sua sétima edição |
O envolvimento das Secretarias de Turismo e Cultura dentro das ações desempenhadas pelas pastas de Esporte dos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu foi uma entre as várias propostas levantadas durante a primeira reunião de trabalho de construção do projeto Viva o Verão nos Caminhos ao Lago de Itaipu, edição 2012, que aconteceu no Centro Executivo da Itaipu Binacional, ontem (19). O encontro reuniu o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Entre Rios do Oeste, Elcio Zimmermann; o secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman; o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla; o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (Adeop), Elsidio Cavalcante; o diretor-geral do Grupo MP, Moacir Hansen; e os representantes das secretarias de Esporte da região. No encontro foram apresentadas propostas dos envolvidos para construir a sétima edição do projeto Viva o Verão.
Essa antecipação vai nos permitir evoluirmos muito quanto à busca de novos parceiros e ao incremento dos atrativos não apenas dentro das modalidades esportivas que serão ofertadas, mas também na parte cultural, recreativa, ambiental e de lazer, enfatiza o presidente do Conselho dos Lindeiros.
Para Piolla, o evento deve ser pensado nas dimensões do esporte, lazer, meio ambiente, cultura e turismo. Chegou o momento de envolvermos mais pessoas, sermos audaciosos e mostrarmos que temos potencial para fazer uma grande festa de integração regional, diz.
Unir o Viva o Verão aos eventos desenvolvidos em cada município também fez parte das discussões, assim como a data do evento, que a princípio ficou programado de 13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2012.
O secretário de Esporte do Paraná destaca a importância de antecipar o diálogo para que seja possível fazer os ajustes necessários e agregar ao evento algumas atividades de impacto. Ele cita como um dos atrativos que podem incrementar o projeto o Campeonato de IronMan, envolvendo os municípios lindeiros, sendo uma modalidade de triathlon de longas distâncias envolvendo natação, corrida e ciclismo. Temos várias ideias interessantes. O próximo passo é definir as ações e repetir o sucesso dos anos anteriores, pontua Roman.
A Adeop, representada na reunião pelo secretário-executivo, Elsidio Cavalcante, será a responsável pela elaboração de projetos que viabilizem a captação de recursos para o desenvolvimento do Viva o Verão.
Números
O projeto Viva o Verão nos Caminhos ao Lago de Itaipu mobiliza em torno de 80 mil pessoas a cada edição. Dos 16 municípios, oito contam com terminais turísticos para a realização das modalidades esportivas do projeto. Os demais utilizam espaços no centro das cidades para mobilizar os moradores e visitantes.
A última edição teve investimento na ordem de R$ 300 mil e o desafio para este ano é chegar a R$ 1 milhão, que serão revertidos em novidades para os moradores e visitantes que circularem pela região.
O projeto é uma realização do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Itaipu Binacional e o Governo do Paraná.
