| O Presente |
|---|
![]() |
| Representantes da Itaipu e de associações, cooperativas e colônias assinaram os contratos |
Projetos para a instalação da Unidade Demonstrativa para Cultivo de Peixe em Tanque-rede nos municípios lindeiros foram apresentados ontem (06) pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, durante encontro realizado no Balneário de Santa Helena.
O evento contou com a presença do prefeito Jucerlei Sotoriva, do presidente da Colônia de Pescadores de Santa Helena, Lírio Hoffmann, representantes de Itaipu e de outras colônias da região. Na reunião, Friedrich informou que sete prefeituras estão com propostas prontas e definidas, em parceria com as colônias de pescadores e as prefeituras, e que estão sendo processadas pelo sistema do governo para receberem recursos do primeiro Plano de Safra para Pesca e Aquicultura.
As propostas são de autorização de operação de 162 tanques em Santa Helena, 245 tanques em São Miguel do Iguaçu, 100 em Pato Bragado, 146 em Santa Terezinha de Itaipu, 100 tanques em Marechal Cândido Rondon, 70 em Missal e 70 em Mercedes. A possibilidade de aprovação não é de 100%, mas é maiúscula, frisou o diretor da binacional. Atualmente, na região, existem oito colônias, duas associações e uma cooperativa de pescadores, que somam em torno de 850 pescadores profissionais.
No encontro de ontem houve assinatura do contrato entre a Itaipu e as associações, cooperativa e colônias que atuam no reservatório de Itaipu, visando à continuidade da coleta de dados para a estatística pesqueira no reservatório. Santa Helena, Itaipulândia, Entre Rios do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu e Marechal Cândido Rondon assinaram convênio. Em mais 15 dias Itaipu também deve oficializar convênio com Pato Bragado, Guaíra e São Miguel do Iguaçu.
