O Presente
Geral

Jacob Brescianini receberá título de Cidadão Honorário

calendar_month 19 de fevereiro de 2010
3 min de leitura
A história do músico é colecionada por ele em dezenas de correspondências, convites, homenagens, fotos e publicações de jornais, além de cópias de citações e dedicatórias em livros (Foto: O Presente)

O m uacute;sico italiano Jacob Brescianini, que h aacute; 43 anos escolheu o munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon para residir e para representar em v aacute;rios Estados brasileiros, dever aacute; receber em breve o t iacute;tulo de Cidad atilde;o Honor aacute;rio do munic iacute;pio. O projeto de decreto, de autoria do vereador Albenice Pinto de Souza, j aacute; foi publicado, falta apenas o agendamento da data para a entrega da comenda.
Ao longo de sua trajet oacute;ria art iacute;stica, o violinista marcou presen ccedil;a e se apresentou em centenas de eventos, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran aacute; e at eacute; mesmo na Bahia, por onde ele levou o nome do munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon.
O trabalho de Jacob tamb eacute;m foi concretizado por meio da grava ccedil; atilde;o de quatro CDs. Ele ainda tem orgulho de ser filiado agrave; Ordem dos M uacute;sicos do Brasil.
No alto de seus 89 anos, o violinista afirma que o segredo da longevidade eacute; a m uacute;sica. ldquo;A m uacute;sica leva o homem agrave; divindade rdquo;, revela.
Como professor de m uacute;sica, Jacob tamb eacute;m teve muitos alunos. Foi organizador de bandas na regi atilde;o Oeste paranaense e em Santa Catarina, eacute; poeta, compositor e autor de pe ccedil;as teatrais.
O mais novo trabalho dele, que se considera rondonense, foi a composi ccedil; atilde;o de uma m uacute;sica alusiva ao cinqueenten aacute;rio do munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon, que ser aacute; comemorado em julho deste ano, momento em que ser aacute; tornada p uacute;blica.

Hist oacute;ria
A hist oacute;ria do m uacute;sico eacute; colecionada por ele em dezenas de correspond ecirc;ncias, convites, homenagens, fotos e publica ccedil; otilde;es de jornais, al eacute;m de c oacute;pias de cita ccedil; otilde;es e dedicat oacute;rias em livros. Entre as correspond ecirc;ncias que mais o marcaram est aacute; a de agradecimento pela sua apresenta ccedil; atilde;o na inaugura ccedil; atilde;o de uma ag ecirc;ncia banc aacute;ria, em Cascavel, que diz: ldquo;Nossa alma continua embevecida pelos acordes de seu violino, que naquelas horas nos transportaram para um mundo de paz, alegria e felicidade rdquo;.
A partir do seu trabalho com a m uacute;sica, Jacob tornou-se uma refer ecirc;ncia como violinista, raz atilde;o pela qual foi convidado para muitos eventos finos, formaturas, casamentos, dentre outros. A vida de artista tamb eacute;m teve seus momentos de regalia. ldquo;Fui convidado para me apresentar em Florian oacute;polis (SC) e vieram me buscar de avi atilde;o. Fui muito bem tratado e l aacute; ainda havia um ve iacute;culo com motorista a minha disposi ccedil; atilde;o rdquo;, lembra, acrescentando que em 2002 chegou a se apresentar para um p uacute;blico onde estava o ent atilde;o governador do Estado de Santa Catarina, Esperidi atilde;o Amin.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.