Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Geral

Jorge Samek receberá título de cidadão honorário amanhã

Divulgação

Jorge Samek assumiu a direção-geral brasileira da Itaipu Binacional em 21 de janeiro de 2003.

Acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 19 horas, a solenidade da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon para entrega do título de Cidadão Honorário do município para o atual diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Segundo o presidente do Poder Legislativo, vereador Ilario Hofstaetter (Ila), o evento será realizado no auditório da agência do Sicredi – Avenida Maripá.

A concessão da honraria foi aprovada pelo Poder Legislativo em novembro de 2010. Os autores do projeto do decreto foram os então vereadores Ito Rannov, Josoé Pedralli, Ilario Hofstaetter, Valdemir José Sonda, Albenice Pinto de Souza e Adriano Cottica. Conforme o decreto legislativo nº 4/2010, “fica concedido o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao Sr. Jorge Miguel Samek, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município e ao Estado do Paraná”.

Casa do Eletricista – GENCO

Jorge Samek nasceu em Foz do Iguaçu em 1955 e graduou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1978. Em 20 de janeiro de 2003 foi nomeado pelo presidente Lula como diretor-geral da Itaipu, cargo que vem ocupando desde então.

Antes já havia desempenhado funções como chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, entre 1983 e 1986; e foi secretário municipal de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba e presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), entre 1986 e 1988.

Também foi vereador durante 14 anos consecutivos em Curitiba, sendo eleito pela primeira vez para o cargo em 1988. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo Paraná, com 114.663 votos. Mas, a pedido do presidente Lula, renunciou ao mandato na Câmara Federal para assumir a direção-geral da Itaipu Binacional.

TOPO