| Cristiano Viteck |
|---|
| Vereadores Josoé Pedralli e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), o oficial legislativo, Augustus Bonadiman, durante visita ao Hospital Municipal |
Com o objetivo de conhecer a estrutura e o atendimento dado os munícipes, os vereadores Josoé Pedralli e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), acompanhados do oficial legislativo da Câmara de Marechal Cândido Rondon, Augustus Bonadiman, fizeram uma visita-surpresa na tarde de hoje (23) ao Hospital Municipal Doutor Cruzatti. Eles foram recebidos pela administradora hospitalar, Luana da Nóbrega, e pelo médico responsável, Wesley Stantowitz.
Segundo informações repassadas aos vereadores, o hospital conta com 20 leitos, o que possibilita uma média de atendimento de 100 pacientes por mês. O local também é dotado de equipamentos modernos, os quais poderão ser utilizados em diferentes atendimentos. Contudo, uma das dificuldades enfrentadas é o número reduzido de médicos.
O Hospital Municipal ainda não está conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso o governo municipal precisa investir cerca de R$ 500 mil por mês para manter a unidade funcionando. Estima-se que, para o hospital atender com toda a sua capacidade, a prefeitura precisaria investir mensalmente mais R$ 500 mil para o pagamento de médicos.
Conforme José Pedralli e Gordinho do Suco, durante a visita foi possível verificar que o Hospital Municipal Doutor Cruzatti conta com uma estrutura física e equipamentos modernos. Agora, eles defendem que o município precisa continuar empenhado em conseguir o convênio com o SUS para que seja possível ampliar as especialidades de atendimento.
Os vereadores enalteceram, ainda, o trabalho que é feito pela administração municipal através dos profissionais e administradores da área de saúde. Segundo Josoé Pedralli e Gordinho do Suco, a prefeitura tem feito bastante pelo setor, dentro do que é permitido pelo orçamento do município.