Fale com a gente

Geral

Jovens da região preparam as mochilas para a Jornada Mundial

Publicado

em

 Carina Ribeiro/OP
Mochila pronta: Jessika Aline Luft vai atuar como voluntária no evento e está antecipando sua viagem para hoje (19)

Binóculos para ver o papa, câmera fotográfica, bandeiras e camisetas. Em torno de 500 jovens da região de Toledo estão prestes a preparar as mochilas com destino ao Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que acontece de terça-feira (23) a domingo (28).

A maioria dos jovens de cidades da diocese viajará neste domingo (21) para a Capital fluminense, em uma caravana que deve envolver o fretamento de mais de dez ônibus, além dos deslocamentos com veículos menores. A rondonense Jessika Aline Luft vai trabalhar como voluntária em um projeto que está sendo desenvolvido antes do evento e, por isso, está antecipando sua viagem para hoje (19).

O megaevento católico contará com a participação do papa Francisco, vai gerar impacto financeiro estimado em R$ 1,2 bilhão no turismo e economia e vai reunir em torno de 1,8 milhão de pessoas no Rio de Janeiro.

Jessika revela que a expectativa de participação na Jornada cresce a cada dia entre os jovens. “Temos nos reunido para nos preparar, para discutir o que precisamos levar e chegamos à conclusão de que seria importante comprar binóculos para vermos o papa”, conta. Ela garante que o sentimento atual é de muita alegria em estar na iminência de ir para o evento.

 

A caravana também vai levar bandeiras do Brasil, da Diocese de Toledo, dos decanatos e vai usar camisetas do Setor Juventude, visando identificar a origem do grupo.

 

Programação

A programação da Jornada Mundial da Juventude contará com diversas atividades, tais como catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum, cerimônia de abertura, acolhida do papa, Via-Sacra, vigília dos jovens com o papa e missa de encerramento, além de atos extraordinários.

Dentre os momentos mais especiais, Jessika acredita que serão a caminhada de 13 quilômetros, a vigília, a presença do papa e a missa de encerramento. “De sábado (27) para domingo ficaremos todos ao ar livre, passaremos a noite em sacos de dormir, então será realmente uma peregrinação da juventude e esses momentos acredito que serão o auge de todo o evento”, opina.

Entre os atrativos para os jovens ainda estão as trilhas e o Festival da Juventude, que contará com apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições.

A partir das 09h30 de domingo, último dia do evento, os jovens do mundo inteiro serão convidados a dançar juntos para homenagear o papa Francisco e toda a Igreja, no Campus Fidei, em Guaratiba. O desafio é fazer deste o maior flash mob do mundo.

Copyright © 2017 O Presente