Fale com a gente

Geral Geada

Junho termina com Sul do Brasil abaixo de zero

Publicado

em

(Foto: Ana Tigrinho/AEN)

Junho termina com sua principal marca: o frio. O mês, que teve temperatura muito abaixo da média no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acaba com mínima baixas e que na madrugada desta quinta-feira caíram abaixo de zero no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com formação de geada em muitas cidades.

No estado paranaense, a menor temperatura ocorreu no município de General Carneiro, no Planalto de Palmas, onde a temperatura desceu a 2,5ºC abaixo de zero. Geou em várias cidades de maior altitude do Paraná e com forte intensidade em algumas, como foi o caso do município de Guarapuava. Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, os termômetros indicaram apenas 1,8ºC.

A geada se fez presente hoje cedo também em diversos municípios catarinenses. Muitas cidades anotaram marcas perto de 0ºC ou negativas. As menores marcas em Santa Catarina nesta quinta foram de -3,3ºC em Bom Jardim da Serra, -2,5ºC em São Joaquim, -2,0ºC em Lebon Régis, -1,9ºC em Urubici e Ponte Alta do Norte e -1,6ºC em Caçador. Em Florianópolis, tanto na ilha como no continente, a temperatura desceu a 8ºC.

No Rio Grande do Sul, oito municípios que contam com estações meteorológicas registraram temperatura mínima abaixo de zero nesta quinta-feira, a grande maioria cidades de maior altitude em regiões serranas, especialmente da Metade Norte. Veja as mínimas de hoje no estado gaúcho:

Soledade: -1,3°C

Bom Jesus: -0,8°C

São José dos Ausentes: -0,8°C

Pinheiro Machado: -0,6°C

Vacaria: -0,3°C

Canela: -0,2°C

Capão Bonito do Sul: -0,1°C

São José do Ouro: -0,1°C

Chapada: 0,2°C

Getúlio Vargas: 0,5°C

Lagoa Vermelha: 0,7°C

Campos Borges: 0,8°C

Santana do Livramento: 0,9°C

Tapera: 0,9°C São Sepé: 1,0°C

Marau: 1,1°C

Pelotas: 1,1°C (52m)

Coxilha: 1,4°C

São Francisco de Paula: 1,4°C

Espumoso: 1,5°C

Muitos Capões: 1,6°C

Pontão: 1,7°C

Cambará do Sul: 1,8°C

Santa Rosa: 1,8°C

São Martinho da Serra: 1,8°C

Serafina Correa: 1,8°C

Lavras do Sul: 2,0°C

Pedras Altas: 2,1°C

Quaraí: 2,1°C

Carazinho: 2,2°C

Santo Angelo: 2,2°C

Pinhal da Serra: 2,4°C

Antônio Prado: 2,5°C

Farroupilha: 2,7°C

Pelotas: 2,7°C

Porto Xavier: 2,7°C

Teutônia: 2,7°C

Colorado: 2,9°C

Bagé: 3,1°C

Vila Nova do Sul: 3,1°C

Cruz Alta: 3,2°C

Ilópolis: 3,2°C

Rosário do Sul: 3,2°C

São Gabriel: 3,3°C

Caxias do Sul: 3,5°C

Sarandi: 3,7°C

Gramado: 3,8°C

Novo Hamburgo: 3,8°C

Cotiporã: 3,9°C

Santa Maria: 4,0°C

Na Grande Porto Alegre, a menor temperatura ocorreu em Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, onde a mínima foi de 3,8ºC ao amanhecer. Não geou no local por nevoeiro, mas em Campo Bom, que teve 4,5ºC, alguns pontos do município amanheceram hoje cedo com geada fraca. Em Canoas, na base aérea, a mínima nesta quinta foi de 5,8ºC. Em Porto Alegre, o dia teve início com 6,6ºC no aeroporto e 6,8ºC no Jardim Botânico.

Amanhã, o amanhecer da sexta-feira vai voltar a ser frio com marcas muito baixas e geada ainda em algumas cidades. As baixadas dos Campos de Cima da Serra, por exemplo, podem voltar a anotar marcas negativas com enormes diferenças de temperatura entre os microclimas locais, uma vez que pelo ingresso de ar mais quente em altitude as mínimas não devem ser baixas em pontos altos.

No geral, as mínimas tendem a ser mais altas que as desta quinta-feira à medida que a massa de ar frio começa a enfraquecer e ar mais quente toma conta do território gaúcho. Por isso, a tarde da sexta-feira será de marcas agradáveis com previsão de máximas ao redor de 20ºC em muitas cidades. Será o caso de Porto Alegre que na sexta deve ter sol com mínima de 8ºC e uma máxima de 19ºC a 20ºC.

 

Com Metsul Meteorologia 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Copyright © 2017 O Presente