| Luciany Franco |
|---|
| Presidente da Associação Leite Oeste, Rodrigo Bellé: São meios para incentivar os produtores a investirem mais para melhorar o nível de rebanho e aumentar também a sanidade do plantel, possibilitando produzir mais e evoluir economicamente |
O estreitamento das relações entre a Associação Leite Oeste e a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) deve fomentar a melhoria da qualidade do plantel de bovinos de leite da região de Marechal Cândido Rondon. Um dos primeiros passos para isso será dado na quarta-feira (25), quando será promovida uma palestra com o médico veterinário da APCBRH, Eduardo Presendo, no auditório da Leite Oeste, às 19h30.
O presidente da entidade rondonense, Rodrigo Henrique Bellé, expõe que os assuntos a serem explanados no encontro são de suma importância para uma proposta que está sendo colocada em prática. Presendo vai falar sobre a importância da APCBRH, bem como as vantagens de ter um rebanho registrado, classificação para Tipo (análise da conformação), programa de análise de rebanhos leiteiros (PARLPR), controle leiteiro e laboratório de análise de leite, rastreabilidade e acesso on-line, as informações e dados gerados pelos serviços.
Bellé expõe que, apesar de a Leite Oeste possuir cerca de 300 produtores associados, até julho deste ano, apenas quatro deles tinham seu gado com registro. Hoje são em torno de dez, mas ele analisa que, tendo em vista a importância econômica para a região que a pecuária de leite tem, e principalmente para o produtor, o registro é um meio de fomentar o desenvolvimento da atividade leiteira, incentivando a melhoria genética e também de tecnologia.
A pecuária de leite tem grande importância para o produtor. Hoje é uma atividade estável e rentável, e sabemos que podemos melhorar ainda mais nosso potencial econômico e produtivo, ressalta o presidente, ao lembrar que a APCBRH oferece uma série de serviços e benefícios que contribuem para a evolução almejada.
Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente