O Presente
Geral

Levantamento apontará necessidades sociais do Estado

calendar_month 19 de agosto de 2011
5 min de leitura
Marcelo Silva

 

Durante sua passagem por Marechal Cândido Rondon na manhã de ontem (18), a secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar Estadual, primeira-dama Fernanda Richa, declarou que as próximas ações voltadas à área social deverão ser norteadas por um estudo que está próximo da fase de conclusão. “Estamos trabalhando em um levantamento grande para conhecermos as reais necessidades do povo paranaense”, disse.
Segundo ela, o trabalho vem sendo desenvolvido junto com a Cohapar e de antemão já está prevista a construção de cerca de 200 casas para Marechal Cândido Rondon. “Os números do estudo estão quase fechados e, quando finalizados, poderemos atender da melhor forma as famílias do Estado”, expôs.
Fernanda ainda ressaltou o trabalho realizado em parceria com a Cohab, Assistência Social, Educação e Saúde. “Por meio desta união buscamos resgatar as famílias e as emancipamos para que não dependam mais do Poder Público”, pontuou.
A primeira-dama cumpriu agenda na região acompanhada do deputado estadual Elio Rusch e da diretora social do Provopar, Carlise Kwiatkowski.

 

 

Presença
A secretária ressaltou que seu deslocamento para dezenas de municípios tem o propósito de ver in loco o que está acontecendo nessas cidades para estar mais presente. “Vamos levar proximidade do Governo do Estado para todos os nossos cidadãos paranaenses”, garante ela, que menciona ter sido recebida com muito carinho em todos os 91 municípios por onde já esteve.
Na oportunidade, ela ainda lembrou que nesta semana o governo lançou um grande pacote de segurança para o Estado. Conforme Fernanda, serão contratados até 2014 mais oito mil funcionários para a polícia. O Batalhão de Fronteira virá para a região Oeste, além do retorno dos Módulos Policiais para todo o Estado. “Nós vamos equipar a polícia para dar condições dela poder fazer segurança e trazer a sensação de segurança para os paranaenses. Sabemos que o número de policiais é o mesmo de 20 ou 30 anos atrás e por isso não existe condição de fazer segurança nessa situação. Vamos dar respeito à classe, trazer a responsabilidade do Estado e trabalhar para a área da segurança”, assegurou.

Região
Depois de aterrissar em Marechal Rondon, a secretária seguiu até a cidade de Guaíra para a realização da entrega de cobertores. Ao todo, 8,6 mil cobertores foram repassados a famílias na região Oeste, já que Fernanda ainda esteve em Terra Roxa, Palotina, Assis e Jesuítas, beneficiando em torno de 4,3 mil famílias.

Guaíra
Por ocasião do evento de repasse dos donativos em Guaíra, o prefeito Manoel Kuba disse que o município, por estar situado na divisa com o Paraguai, possui um elevado número de famílias em vulnerabilidade social, como é o caso de indígenas e quilombolas. “A campanha trouxe calor humano e atenção a essa população”, enfatiza.
A entrega de dois mil cobertores para mil famílias carentes e 8.050 peças de roupas e agasalhos para instituições locais aconteceu no Salão de Eventos, com a presença do prefeito Kuba, da secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Sueli Kuba, e da diretora social do Provopar, Carlise Kwiatkowski. Os cobertores continuarão sendo distribuídos conforme a procura e a necessidade das famílias mais carentes.
De acordo com Maria Sueli, Fernanda apresentou diversas propostas para melhorar a política pública do Paraná. “Há mais de oito anos não recebemos uma primeira-dama em nosso município. Foi uma honra recepcionar Fernanda, especialmente porque ela está bastante envolvida com as questões sociais do Estado e com as necessidades dos menos favorecidos”, declarou.
Sobre a questão indígena, a secretária do Estado colocou sua pasta à disposição para a resolução dos problemas sociais que envolvem a comunidade e apontou soluções básicas que auxiliam no exercício da cidadania destes povos. “A documentação é um direito básico de todo cidadão, para que eles tenham acesso aos programas do governo. Este é o primeiro passo”, disse. “Acompanharemos também a escolaridade e a qualidade de vida, levando em consideração seus hábitos e sua cultura”, completou.
Outra preocupação de Fernanda é em relação aos programas habitacionais que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado. Em Guaíra, serão construídas 113 novas moradias. “Sabemos como fazer para que as pessoas mais carentes tenham acesso à casa própria, já organizamos projetos semelhantes em Curitiba, que ainda são considerados modelos em todo país”, expôs.

Terra Roxa
Em Terra Roxa, Fernanda foi recebida pelo prefeito Donaldo Wagner e a esposa e secretária de Assistência Social, Elisabete Remor Wagner. A entrega de dois mil cobertores e outras 8.050 peças de roupas aconteceu no Centro de Formação Profissional Benjamin Coelho. “O município completa, em dezembro, 50 anos e nunca tinha recebido a visita de uma primeira-dama do Estado. Com a doação vamos atender todas as famílias cadastradas no CRAS, especialmente idosos e portadores de deficiência”, destacou Elisabete.

Palotina
Já em Palotina o mesmo número de cobertores e peças de roupas e agasalhos foram entregues para entidades assistenciais, no Centro de Eventos da Comunidade Luterana. Para o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, a presença da secretária representa o respeito que ela e o governador Beto Richa têm por Palotina e pelo interior do Estado. “A presença de Fernanda ainda representa uma aproximação com o Governo do Estado”, expôs.
A campanha Espalhe Calor já soma 52 mil famílias e aproximadamente 111 mil pessoas atendidas no Estado. Elas receberam 102 mil cobertores e 444 mil peças de roupas.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.