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Lideranças discutem ramal Cascavel-Toledo

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Presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reunido com lideranças empresariais e políticas de Toledo, ontem (04), na Acit: apresentação de proposta de parceria com o setor produtivo (Foto: Maristela de Moraes)

Lideran ccedil;as empresariais e pol iacute;ticas do munic iacute;pio de Toledo est atilde;o dispostas a apoiar a proposta de parceria com o setor produtivo apresentado pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, para avan ccedil;ar no projeto do ramal ferrovi aacute;rio ligando Cascavel a Toledo. ldquo;Estamos propondo a uni atilde;o com o empresariado local e regional para construir a obra rdquo;, disse Gomes. A proposta da Ferroeste foi apresentada ontem (04) em reuni atilde;o na Associa ccedil; atilde;o Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).
ldquo;O Tesouro do Estado suportou sozinho a constru ccedil; atilde;o do trecho Guarapuava-Cascavel, de 250 quil ocirc;metros, no primeiro governo Requi atilde;o rdquo;, informa o presidente da Ferroeste. ldquo;Gra ccedil;as a isso eacute; poss iacute;vel hoje construir os novos trechos com recursos de financiamento e modelos de estrutura ccedil; atilde;o financeira com participa ccedil; atilde;o privada suportados em contratos de transporte de longo prazo. Eacute; o que propomos rdquo;, real ccedil;ou. ldquo; Eacute; nosso dever aproveitar o que foi feito com investimentos p uacute;blicos rdquo;, salientou. ldquo;O dinheiro do povo n atilde;o pode ser desperdi ccedil;ado. O ramal Cascavel-Toledo conta com projeto executivo de engenharia e estudos ambientais pagos pela Ferroeste rdquo;, ressaltou.
Para o presidente da Acit, Eduardo Della Costa, a iniciativa da pr oacute;pria Ferroeste de dar andamento ao projeto de extens atilde;o da ferrovia de Cascavel at eacute; Toledo j aacute; eacute; um grande avan ccedil;o: ldquo;Vemos com muito otimismo a retomada deste projeto. A integra ccedil; atilde;o da regi atilde;o com melhor estrutura de transporte eacute; o que nos interessa e se come ccedil;ar com um trecho mais curto eacute; vi aacute;vel, vamos procurar colaborar da forma que for poss iacute;vel. Depois de chegar a Toledo, brigamos pela extens atilde;o at eacute; Gua iacute;ra rdquo;, afirmou.
Gomes considera que a conversa com os empres aacute;rios ldquo;foi boa rdquo; e que a partir de agora deve ldquo;avan ccedil;ar o entendimento com o setor produtivo, que ser aacute; o grande beneficiado pelo novo ramal rdquo;. Ele informou que convidou ldquo;a Acit e a Caciopar para integrar o grupo de trabalho que foi criado para estruturar o projeto. A rea ccedil; atilde;o foi positiva. Vamos aguardar a indica ccedil; atilde;o dos representantes do empresariado rdquo;.

EMPRESAS
O presidente da Acit ressaltou que o desenvolvimento da regi atilde;o eacute; uma preocupa ccedil; atilde;o constante do empresariado local e a quest atilde;o da extens atilde;o da Ferroeste nunca saiu de pauta. ldquo; Eacute; preciso continuar batendo na necessidade de melhorar a log iacute;stica de infraestrutura rdquo;, disse ele. ldquo;N atilde;o podemos nos esquecer da necessidade de se executar a extens atilde;o da Ferroeste e precisamos fortalecer a nossa atua ccedil; atilde;o para ter essas obras rdquo;.
O presidente da Caciopar, Guido Bresolin J uacute;nior, avalia que o resultado da reuni atilde;o com o presidente da Ferroeste aponta ldquo;um caminho para se fazer a extens atilde;o da ferrovia rdquo; desde Cascavel, passando por Toledo at eacute; Gua iacute;ra, ldquo;um sonho antigo do Oeste, cada vez mais perto de se tornar realidade rdquo;.
Bresolin destaca ainda que a redu ccedil; atilde;o do custo do transporte at eacute; o Porto de Paranagu aacute; eacute; essencial para a regi atilde;o. ldquo;A formata ccedil; atilde;o do projeto, conduzida pelo presidente da Ferroeste rdquo;, sublinha o presidente da Caciopar, ldquo;demonstra sua viabilidade por ser uma proposta de constru ccedil; atilde;o com v aacute;rias m atilde;os, tendo a participa ccedil; atilde;o do poder p uacute;blico estadual, federal, municipal e com o apoio da comunidade empresarial da regi atilde;o rdquo;.
Para o presidente da Ferroeste, ldquo;a solu ccedil; atilde;o do gargalo continua priorit aacute;rio, mas medidas operacionais para aumento da capacidade do trecho existente entre Guarapuava-Ponta Grossa podem e devem ser combinadas com a constru ccedil; atilde;o do ramal Cascavel-Toledo, enquanto avan ccedil;amos nos projetos para a constru ccedil; atilde;o do ramal Guarapuava-Paranagu aacute;, que eacute; condi ccedil; atilde;o para o pleno desenvolvimento do Oeste do Paran aacute;, Mato Grosso do Sul e Paraguai. A consolida ccedil; atilde;o da Ferroeste e da Ferrosul eacute; fundamental para o Paran aacute;, o Brasil e a Am eacute;rica do Sul. O que pudermos fazer, devemos fazer e vamos fazer, atrav eacute;s da uni atilde;o do Estado com o setor produtivo e a participa ccedil; atilde;o do governo federal. Eacute; o nosso dever como brasileiros para com as futuras gera ccedil; otilde;es rdquo;.

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