Fale com a gente

Geral

Lindeiros querem se engajar na mobilização por maior repasse de compensação financeira

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler/OP

Integrantes do Conselho dos Lindeiros se reuniram nesta setxa-feira (25), em Santa Helena, para conhecer o trabalho da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas, que atua também junto aos municípios alagados

Com o tema Municípios em ação: reagindo para garantir direitos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e presidentes de Câmaras de Vereadores que integram o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participaram, nesta sexta-feira (25), na sede da entidade, em Santa Helena, de uma reunião extraordinária que contou com a presença da secretária executiva da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH), cuja entidade também tem atuação em municípios alagados, Terezinha Sperandio.

Na oportunidade, ela fez uma explanação sobre as atividades da AMUSUH e as mobilizações que já foram feitas e que culminaram com o arquivamento de projetos que poderiam prejudicar municípios que recebem compensações financeiras dos recursos hídricos (CFRH), que no caso da região lindeira é chamado de royalties. Terezinha ainda detalhou às autoridades a respeito do projeto de lei 315/2009, que trata do aumento do percentual do repasse da parcela pertencente aos Estados e municípios do produto da CFRH, em que se pretende ampliar o percentual dos municípios de 45% para 65%.

Estão sendo realizadas reuniões regionais com municípios sedes e alagados por usinas hidroelétricas. Hoje (ontem) está sendo a reunião de número 39 em 2015. Estamos viajando Brasil afora para dizer aos gestores públicos: vamos nos unir em benefício dos municípios. Nunca foi tão difícil o trabalho nos municípios brasileiros como está sendo neste atual mandato dos prefeitos, frisou a secretária executiva da entidade.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente