| Divulgação |
|---|
![]() |
| Ex-vice-prefeita Maria Odete Zinn e o ex-prefeito de Itaipulândia, Lotário Oto Knob (ao centro), com o novo prefeito Cláudio Gonçalves, por ocasião da transmissão de cargo, realizada na última sexta-feira (23) |
Na última sexta-feira (23) foi realizada a transmissão de cargo de prefeito em Itaipulândia, ocasião em que o então chefe do Poder Executivo municipal, Lotário Oto Knob, se despediu da prefeitura e deu lugar ao presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Gonçalves. Apesar de a troca ter acontecido por força de decisão judicial, o ato solene foi realizado de forma bastante tranquila, especialmente porque ambos são companheiros políticos e integram a mesma coligação.
Ontem (26) o ex-prefeito conversou com a reportagem do Jornal O Presente, oportunidade em que falou sobre sua situação política e sobre o momento vivido pelo município. De acordo com Lotário, todo candidato que coloca seu nome à disposição para disputar uma eleição espera, além de vencer o processo, conseguir encerrar o mandato. Como fui eleito, o que esperava era encerrar o meu mandato, mas houve a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em considerar a vice-prefeita Maria Odete Zinn inelegível, o que, de certa forma, me atingiu. Por outro lado, considerando que o presidente da Câmara (Cláudio Gonçalves) é um companheiro político e a priori não haverá mudanças maiores e mais profundas, vejo que é uma situação tranquila. O grupo administrou o município de forma democrática enquanto eu estava na prefeitura e acredito que continuará assim, desta vez com o Cláudio como prefeito, declara.
Segundo o ex-chefe do Poder Executivo, o novo mandatário sempre participava das decisões e dos rumos de sua administração e, por isso, conhece os projetos da prefeitura. Ainda tramita em Brasília o nosso recurso para eventualmente revertermos esta situação. Contudo, se o Cláudio continuar na prefeitura (caso seja candidato na nova eleição) até nem gostaria de retornar ao cargo para não prejudicar ainda mais a nossa população, uma vez que esta troca de prefeito não é boa para a nossa comunidade, afirma. É importante lembrar que esta não é uma questão administrativa, apenas uma interpretação do Tribunal Superior Eleitoral sobre a lei de registro de candidatura, enaltece.
Direito à defesa
Apesar de tudo, Lotário ainda mantém esperança de que consiga reaver o mandato na Justiça, tendo em vista que ele não foi citado no processo, aponta. Entrei com uma ação para ter o direito de defesa. Fui atingido indiretamente pelo registro da vice-prefeita Maria Odete Zinn. Como no processo nunca fui citado, perdi um direito adquirido, que é o de defesa. Existe uma esperança de que a Justiça reveja este posicionamento, uma vez que é constitucional que todo cidadão brasileiro tem o amplo direito à defesa. Até agora não tive este direito, o qual recém está começando porque estou pedindo na Justiça o direito de me defender, comenta.
Futuro político
Questionado se pretende acompanhar de perto os trabalhos na prefeitura, o ex-prefeito informa que o momento é de definir sua situação profissional, uma vez que é professor de carreira do Estado. Entretanto, ele revela que existe a possibilidade de vir a assumir alguma secretaria. Preciso definir se aceito e assumo ou retorno às aulas. Ainda estou nesta indefinição e tenho uma decisão por tomar, destaca.
Ao ser perguntado se o momento gera insegurança tanto na área política como para a população, já que houve muitas trocas de prefeito nos últimos anos, o ex-mandatário acredita que sim. Para a população de Itaipulândia isso não é bom. Benefício não traz, pelo contrário, é prejudicial, opina.
Política conturbada
A área política de Itaipulândia vive momentos conturbados nos últimos anos. Isto porque em julho de 2008 o então prefeito Vendelino Royer foi assassinado. Desde então, o paço municipal já esteve sob o comando de quatro pessoas. Com o crime, o ex-vice-prefeito Laudair Brunch assumiu o cargo por um curto período, pois logo ele renunciou por ter sido acusado de ter encomendado a morte (hoje já está condenado). Na sequência, quem assumiu a prefeitura foi o então presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Silvestre. Nas eleições municipais, naquele mesmo ano, Lotário Knob foi o vitorioso nas urnas e foi empossado em janeiro de 2009.
Como a Justiça Eleitoral determinou recentemente novas eleições, o município de Itaipulândia terá no prazo de aproximadamente um ano dois novos pleitos: um é para a escolha do prefeito que vai exercer o mandato tampão, tendo em vista que vai permanecer no cargo até o final desta gestão, que encerra em 31 de dezembro de 2012 – resta confirmar se a eleição será por meio do voto direto (dos eleitores) ou indireto (em que somente os vereadores têm direito ao voto); e o segundo será realizado no dia 07 de outubro do próximo ano, quando os eleitores definirão nas urnas quem será o novo prefeito na próxima gestão. Se a Justiça Eleitoral entender que a eleição será por meio do voto indireto, a expectativa é que a escolha do prefeito ocorra em cerca de 60 dias, menciona Lotário.
