| O Presente |
|---|
![]() |
| Josilma dos Santos ao lado de sua mãe, dona Santa dos Santos, após o reencontro entre as duas, que não se viam há 41 anos |
Muita emoção foi vivida no dia de ontem (06) por Santa Ferreira dos Santos, de 59 anos, e Josilma dos Santos, de 45. Ocorre que Josilma é filha de dona Santa, e junto com dois irmãos foi levada pelo pai – José Pedro dos Santos (já falecido) – para outra cidade, quando eles se separaram, fazendo com que mãe e filha ficassem sem se ver por 41 anos.
A felicidade ocorreu quando dona Santa e Josilma se reencontraram na manhã de ontem, na casa onde reside a mãe, no Bairro Higienópolis, em Marechal Cândido Rondon. Inicialmente, José e os filhos Josilma, Jó e Rute residiram em Morretes, no Paraná, depois em Joinville e Indaial, ambas cidades de Santa Catarina.
O reencontro de mãe e filha foi acompanhado por Germana dos Santos, irmã de José, e familiares de Elza Nogueira de Souza, com quem dona Santa reside. Segundo Josilma, o pai José se tornou empresário na área de reflorestamento, ficou muito conhecido e foi uma pessoa respeitada em várias cidades de Santa Catarina.
Receio
Dona Santa dos Santos, quando da partida do ex-marido e dos filhos, trabalhou durante 18 anos em uma churrascaria, em seguida saiu do trabalho, vindo a residir com uma família de amigos em Marechal Rondon. Nesses mais de 40 anos, Santa residiu sozinha por 18 anos; durante três morou com a mãe de Alexandre Baleeiro da Silva; e durante 20 residiu com Luiza Nogueira Baleeiro (já falecida), pessoa da qual cuidava neste tempo, e atualmente mora com a filha de Luiza, chamada Elza.
Dona Santa revela que tinha receio de não ser procurada pelos filhos. Eu tinha medo de não ser recebida, que meus filhos não quisessem me ver, me procurar, me visitar. Mas em todo este tempo estive bem cuidada pelos meus amigos, que cuidaram e me ajudaram, afirma.
Ela conta, ainda, que foi na última segunda-feira (02), ao ir a um posto médico se consultar, que soube do falecimento do ex-marido e que seus filhos estão vivos. Foi aí que a procura começou. Fiquei muito feliz por saber que minha filha está viva, revela.
Josilma, por sua vez, há alguns anos procurava notícias de sua mãe pela internet e em institutos. Quando soube que sua mãe está viva, ficou maravilhada, pois o reencontro se tratava de um antigo sonho. Meu pai desconfiava que a mãe poderia estar falecida, porém procurei até encontrar. Agora que a reencontrei, agradeço a Deus, completa.
Hoje (07), dona Santa parte com a filha e a cunhada rumo a Indaial para passear, rever outros filhos e conhecer familiares. Em alguns dias, ela deve retornar a Marechal Cândido Rondon.
