Fale com a gente

Geral Economia

Mais caro que gasolina, preço do litro do leite assusta o consumidor

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O consumidor anda quebrando a cabeça para fazer o salário render. No supermercado, a conta aperta: o litro do leite, por exemplo, está mais caro que o litro da gasolina.

Muitos consumidores relatam espanto diante dos preços que quase chegam a R$ 10 o litro.

Em 12 meses, o preço do leite subiu 19,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consequentemente, os produtos derivados também foram impactados:

  • iogurte: + 11,08%
  • manteiga: + 12,34%
  • queijo: +19,94%
  • requeijão: + 21,35%

Thiago de Marchi, médico veterinário do Departamento de Economia Rural (Deral), explica que os preços refletem uma sequência de aumentos dos custos de produção.

“O leite ficou mais caro de se produzir no campo por conta do aumento dos combustíveis, dos principais componentes da ração animal, da entressafra de pastagens, do custo da energia elétrica. São vários fatores que foram se somando e culminaram nesse aumento”, expõe.

Ele afirma que, da mesma forma que diversos custos subiram, para que o preço baixe ao consumidor é necessário que vários desses fatores colaborem e também registrem queda. Uma baixa isolada de apenas um dos componentes do custo de produção não resolverá o problema, frisa.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Facebook