Fale com a gente

Geral

Mais de cinco mil brasileiros já geram sua própria energia elétrica

Publicado

em

 

Mayara Schaffner/OP

A líder absoluta dessa revolução é a energia solar fotovoltaica. Marechal Rondon conta com empresa especializada no setor

 

De cliente a gerador da própria energia. Em quatro anos, mais de cinco mil brasileiros pas-saram a produzir a própria energia por meio de sistemas instalados em casa e no ambiente de trabalho. A líder absoluta dessa revolução é a energia solar fotovoltaica, que segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por 98% da geração de energia distribuída no Brasil.

Ainda de acordo com a Aneel, a geração de energia pelo próprio consumidor tende a crescer e deve chegar a 1,2 milhão de unidades no país até 2024.

Com um crescimento exponencial e projeções futuras positivas, Maykel Liotto, diretor técnico da MM2 Industrial, empresa de Marechal Cândido Rondon que atua no setor de eficiência energética, explica como o processo de geração de energia solar fotovoltaica acontece. O processo tem início nas células de silício dos painéis solares, geralmente colocados nos telhados, que convertem a irradiação solar em energia elétrica. Em um segundo passo o inversor, também instalado no local, realiza a conversão desta energia e a conecta ao quadro de distribuição para que possa ser consumida pelos aparelhos elétricos, detalha. Esse tipo de geração de energia pode ser aplicada tanto em residências como em empresas, indústrias e na área rural.

 

WEG SOLAR

Com a procura por essa energia limpa e sustentável, o cliente precisa estar atento quanto à qualidade do produto adquirido. A MM2 é integradora WEG para Energia Solar, ou seja, é representante de uma multinacional brasileira que transfere segurança e qualidade para o consumidor final.

A WEG é pioneira no fornecimento de soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional, desenvolvendo soluções adequadas para cada necessidade. Utilizando toda a sua experiência e tecnologia, a empresa explora o potencial das fontes de energias renováveis na geração distribuída para fornecer aos seus clientes uma solução completa, incluindo módulos, inversores, transformadores, cubículos e subestações, além de toda a engenharia de integração e software aplicativo, seja para usinas, indústrias, comércios e residências.

O diretor comercial da MM2, Marcelo Possolli, destaca que por conta dessa parceria os clientes estão assegurados, tanto com assistência como com garantia. A WEG dispõe de 25 anos de garantia para a perfomance dos painéis solares e cinco anos para o inversor, disse.

Já o analista de vendas da WEG, Fábio Tashima, que atende a MM2 Industrial, atenta para a importância da parceria entre as empresas e a multinacional. A WEG desenvolve e capacita integradores para instalação de sistemas residenciais e comerciais, fornece kits completos de equipamentos, que são instalados e executados pelos próprios integradores. Isso é importante para a manutenção da qualidade dos produtos WEG, para o integrador, mas principalmente para o cliente final, que tem assim, segurança, assistência e qualidade em todo o período que contar com nossos produtos, disse Tashima.

A parceria entre MM2 Industrial e WEG já tem resultados mensuráveis, com instalções realizadas em 2016 e algumas já agendadas para o início do próximo ano.

 

Mayara Schaffner/OP
Sócios e responsáveis pela área comercial e técnica da MM2 Industrial, Marcelo Possoli e Maykel Liotto

 

 

VIABILIDADE E MANUTENÇÃO

Não é o tamanho do ambiente que define quantos painéis solares serão necessários, mas sim o consumo de energia. Possolli explica que é feito um estudo de viabilidade e que o retorno do investimento realizado pode variar entre cinco e oito anos. Além do estudo, a MM2 realiza todo o projeto, que contempla a viabilidade, o orçamento, o encaminhamento do projeto à Companhia Paranaense de Energia (Copel), a instalação final, até a liberação com a concessionária. Depois da instalação a manutenção é simples, geralmente pautada na limpeza das placas, que pode ser feita de acordo com a necessidade: cerca de uma vez ao ano, explica o diretor comercial. Já as linhas de crédito, tanto para pessoa física como jurídica, estão cada vez mais disponíveis para o consumidor, alinhando-se a procura que cresce nos últimos anos, algumas dão inclusive o prazo de oito anos para o pagamento com carência de um ano para o início do pagamento do financiamento.

 

Mayara Schaffner/OP

Um container com geração de energia solar fotovoltaica em funcionamento está à disposição dos clientes, na MM2, localizada na rua Luis Centenaro, 665 no Parque Industrial II

 

PARANÁ

Os números são expressivos e o Paraná segue a tendência estando em 5° lugar entre os Estados com maior número de conexões: mais de 450, atrás de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Segundo a Copel, mais da metade dos sistemas instalados no Paraná teve em 2016 o início da geração de energia. É importante destacar que a energia que não for consumida é injetada na rede da concessionária, no caso a Copel, e gera créditos que podem ser abatidos diretamente da fatura ou de outros locais que estejam sob o mesmo titular (registro de CPF ou CNPJ), destaca Liotto.

 

INCENTIVO

Vinte e um Estados brasileiros e o Distrito Federal já aderiram à isenção da cobrança do ICMS sobre a energia produzida por residências, propriedades rurais, empresas e indústrias a partir de fontes renováveis. O Convênio ICMS n° 16/2015 autoriza os governos estaduais a isentarem a cobrança do imposto sobre a energia injetada na rede e compensada na geração distribuída. No entanto, o Paraná não está entre eles. Os outros Estados que não adotaram a medida são: Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas e Amapá.

 

MM2 INDUSTRIAL

A equipe é composta por seis integrantes, que contam com formações em engenharia elétrica e industrial. Além de atuarem em projetos de eficiência energética, no segmento de energia solar fotovoltaica, motores de alto rendimento e iluminação de LED, a MM2 trabalha nos segmentos de: automação de Máquinas e Processos Industriais, projetos elétricos industriais, projeto e montagem de quadros de comando, adequação de máquinas e processos para atendimento às Normas NR-12 e NR-10, sendo esses projetos em formato turn-key, com elaboração de toda a documentação legal e execução de todas as alterações necessárias ao atendimento das normas, comércio de componentes elétricos industriais e comércio de lâmpadas e luminárias LED. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais, pode vir até a empresa onde disponibilizamos um showroom, que trata de um container com geração de energia solar fotovoltáica em funcionamento, que gera a energia para o nosso escritório, expõe Possolli, acrescentando: Quem desejar também pode enviar uma cópia da fatura da conta de luz por e-mail, para um orçamento sem compromisso: contato@mm2industrial.com.br, finaliza.

 

Divulgação

Copyright © 2017 O Presente