O Brasil enfrenta uma “minicrise”, com investidores esperando sinais de uma eventual redução dos estímulos econômicos nos Estados Unidos da América (EUA), mas a economia brasileira continua sólida, disse hoje (26) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, a atual turbulência do dólar não é boa para ninguém, mas afirmou que ela não afetou o fluxo cambial, nem as reservas internacionais do país.
“Temos que deixar a poeira baixar, e vamos usar nossos recursos para combater a volatilidade no câmbio”, disse. Apesar de não querer cravar um valor para o dólar, o ministro também declarou que o câmbio não vai flutuar “muito mais do que isso”. A moeda norte-americana já acumula alta de 15% no ano.
Na semana passada, Mantega reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano para 2,5%, ante previsão de 3%. O ministro afirmou, ainda, que o governo está trabalhando para tornar as concessões atrativas ao setor privado, acrescentando estar aberto a modificações para melhorar o programa.