Fale com a gente
Sicredi – Promoção Poupança Premiada [Leonardo]

Geral

Mapa revela os assuntos preferidos pelo Enem

Publicado

em

Divulgação

Os alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, estão em tensa contagem regressiva. Neste momento, saber os temas que costumam ser mais cobrados nas provas pode servir como um guia durante a revisão. Pensando nisso, o Sistema Poliedro produziu um levantamento com base na análise das avaliações de 2009 a 2015, em que mapeou o que mais cai no Enem em cada uma das áreas de conhecimento.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista ESCAVAÇÃO 2022

Biologia, que é cobrada no primeiro dia de prova do Enem, faz parte da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que também engloba as questões de química e física. Segundo o estudo do Poliedro, dentro da sua área do conhecimento, biologia foi a matéria mais cobrada na série histórica do exame. Os assuntos que mais apareceram nos últimos anos foram ecologia e meio-ambiente, hereditariedade (genética), identidade dos seres vivos, hormônios e imunologia (fisiologia), teorias da evolução, e questões envolvendo doenças, drogas, hormônios femininos e qualidade de vida das populações humanas.

Apontada pelos alunos como uma das disciplinas mais difíceis do Enem 2015, de acordo com a pesquisa, a prova de física costuma cobrar dos conceitos relacionados à ondulatória, sendo esse o tema que mais apareceu desde 2009. Óptica e radiação também aparecem em grande parte das questões, bem como circuitos elétricos, fenômenos magnéticos, calor, movimento, leis da física, energia, trabalho e potência e mecânica.

Segundo o levantamento do Poliedro, em química não houve um assunto predominante no período analisado pela pesquisa. No entanto, os temas que são presença garantida nas questões da disciplina são química orgânica, transformações químicas e energia, materiais e suas propriedades, fenômenos relacionados à água e química no cotidiano.


 

COMPARAR PASSADO E PRESENTE É ESSENCIAL

Segundo a análise do Poliedro, na prova de ciências humanas, a maior incidência (30%) é sobre questões que envolvam formas de organização social, movimentos sociais e ação do estado. Na sequência (26%) estão as questões sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

O eixo de história do Enem é parecido com o dos grandes vestibulares, com temas como Brasil Colônia, Proclamação da República, primeiro e segundo Império.

Ainda, no campo das ciências humanas, o aluno deve saber relacionar o que ocorre hoje com o Em Em filosofia, o Enem pode abordar os três filósofos clássicos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Em sociologia, o eixo é menor, mas é necessário entender as áreas de estudo de Comte, Durkheim, Weber e Marx.

O Enem não costuma cobrar conhecimento específico de gramática na área de linguagem. As questões das provas de linguagens são baseadas em interpretação de texto.

 

FIQUE DE OLHO NA MATEMÁTICA

A prova de matemática apresenta um dos menores índices de acertos. A disciplina é cobrada no segundo dia do exame, junto com as questões de português, línguas e redação. Segundo a pesquisa do Poliedro, os alunos precisam estar atentos a conceitos relacionados a conhecimentos numéricos (porcentagem e matemática financeira), geometria, estatística e probabilidade e álgebra.


O MAPA DO ENEM SEGUNDO O SISTEMA POLIEDRO

Biologia
– Ecologia e meio-ambiente, hereditariedade (genética), identidade dos seres vivos, hormônios e imunologia (fisiologia), teorias da evolução, e questões envolvendo doenças, drogas, hormônios femininos e qualidade de vida das populações humanas.

Física
– Conceitos relacionados à ondulatória, óptica e radiação, circuitos elétricos, fenômenos magnéticos, calor, movimento, leis da física, energia, trabalho e potência e mecânica.

Química
– Química orgânica, transformações químicas e energia, materiais e suas propriedades, fenômenos relacionados à água e química no cotidiano, compostos de carbono.

Matemática
– Conceitos relacionados a conhecimentos numéricos (porcentagem e matemática financeira), geometria, estatística e probabilidade e álgebra.

Sociologia e Filosofia
– Em filosofia, o Enem pode abordar os três filósofos clássicos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Em sociologia, o eixo é menor, mas é necessário entender as áreas de estudo de Comte, Durkheim, Weber e Marx.

Linguagens
– O Enem não costuma cobrar conhecimento específico de gramática. As questões das provas de linguagens são baseadas em interpretação de texto.

Ciências Humanas
– Maior incidência (30%) é sobre questões que envolvam formas de organização social, movimentos sociais e ação do estado. Na sequência (26%) estão as questões sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Em História, temas como Brasil Colônia, Proclamação da República, primeiro e segundo Império, democracia e história romana.

Continue Lendo

Vídeos Recentes

OP Grupo WhatsApp

Facebook