O Presente
Geral

Marechal Rondon busca soluções para destinação de resíduos

calendar_month 10 de julho de 2013
2 min de leitura
Carina Ribeiro/OP
Representantes de vários segmentos da sociedade organizada participaram do evento, ontem (09), na Unioeste

“Somos mais pais do nosso futuro do que filhos do nosso passado”. A frase de Miguel de Unamuno foi proposta como reflexão pelo prefeito Moacir Froehlich durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada ontem (09), no Tribunal do Júri da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

Durante o evento, o chefe do Poder Executivo falou das dificuldades de gestão encontradas no setor de resíduos sólidos, enfatizando a importância do debate social sobre o problema do lixo. “Devido à falta de separação dos materiais recicláveis do lixo orgânico, a capacidade da primeira célula do nosso aterro sanitário, que teria vida útil de cinco anos, foi esgotada em cerca de 1,5 ano”, lamenta.

Froehlich, que é presidente do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, também ressaltou que o Poder Público está buscando alternativas conjuntas com outras cidades para oferecer destinação correta aos resíduos sólidos. “Hoje até mesmo enfrentamos dificuldades em relação à Cooperativa de Agentes Ambientais (Cooperagir)”, reconheceu.

Em relação aos rejeitos, o mandatário lembrou que uma solução sugerida por uma empresa de Londrina é a transformação do lixo em tijolos, que poderiam ser usados posteriormente em obras públicas ou mesmo privadas. A proposta está sendo analisada pelos gestores dos municípios membros do Consórcio.

De outra parte, o mandatário enalteceu iniciativas da sociedade civil em prol do meio ambiente, tais como a campanha do plantio da segunda árvore por habitante do município (Acimacar) e o incentivo ao uso de sacolas retornáveis (Rotary), dentre outras. 

Propostas

Dentre as propostas aprovadas pela plenária estão a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ampliação do número de ecopontos e transbordos, a implantação da disciplina de Educação Ambiental nos sistemas de ensino; e ainda a elaboração de um Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos, dentre outras (ver box).

As propostas de Marechal Rondon serão apresentadas durante a Conferência Regional, em Cascavel, no dia 09 de agosto; sendo que as sugestões colhidas no referido evento serão levadas, posteriormente, à Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada no dia 16 de setembro, em Foz do Iguaçu.

(Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente)

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.