Após concorrer com várias cidades do Paraná no concurso do Programa Agrinho 2011, na categoria Município Agrinho, Marechal Cândido Rondon se classificou em 2º lugar a nível estadual. O município rondonense inscreveu o projeto Educação alimentar e nutricional na educação ambiental que englobou um relato de atividades, registrando o envolvimento da Secretaria de Educação e das escolas da rede municipal no programa, sendo que tal registro comprovou o envolvimento, apoio e a participação do município e os resultados alcançados. Com o tema Saber atuar para o mundo melhorar, o concurso foi realizado pelo Sistema Faep/Senar.
Conforme a secretária de Educação, Marta Salete Bendo, para que a educação ambiental e alimentar seja viabilizada numa perspectiva ampla e contextualizada, a pasta, através do Departamento da Alimentação Escolar sob a supervisão dos nutricionistas Rafael Heinrich e Josiane Thomas, criou em 2010 o projeto concorrente. Ele foi desenvolvido em dez módulos aonde os multiplicadores receberam orientações para realizá-lo no ambiente escolar. As ações realizadas tinham o objetivo de melhorar a condição de saúde dos alunos de 17 escolas e cinco Cmei’s (Centro Municipal de Educação Infantil), incentivando a prática da alimentação saudável por meio de um programa de formação de multiplicadores do conhecimento em educação alimentar e nutricional. Os educadores orientaram sobre o consumo de alimentos que são prejudiciais a saúde como o excesso de açúcar e frituras, expõe.
Segundo ela ainda, o município também realiza o Programa de Aquisição de Alimentos (PAR) e compra direta da agricultura familiar quando 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal são destinados para comprar os alimentos utilizados na merenda dos alunos. Mais de 48 variedades de produtos integram a merenda dos educandários e a Secretaria de Educação executa ainda um projeto com a Unioeste que introduziu a almôndega de peixe no cardápio. Além disso, através destas ações também foi criado o projeto Horta é mais saúde com o objetivo de oferecer subsídios necessários para que as escolas implantassem hortas escolares para o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, explica a professora Marta.
Premiação
Está marcado para a segunda-feira, dia 10, o sorteio de prêmios pertencentes ao município entre as escolas que se envolveram com atividades do Programa Agrinho. O evento será às 10h00 e acontecerá no Sindicato Rural de Marechal Rondon. Na ocasião, se farão presentes o supervisor regional do Senar/PR, prefeito Moacir Froehlich, secretária de Educação, Marta Salete Bendo, diretores das escolas, um aluno para representar os demais educandos e a responsável pelo relato, Izolde Schneider Vasques. Já a cerimônia de premiação será realizada em Curitiba, no dia 21 de outubro.