O Presente
Geral

Maripá tem campanha contra a Dengue e Doença de Chagas

calendar_month 9 de agosto de 2013
3 min de leitura
Divulgação
Alunos aprenderam sobre os males causados pelas doenças e como combater os transmissores

A Secretaria de Saúde de Maripá iniciou nesta semana um trabalho educativo nas escolas municipais, na creche e em colégios estaduais da sede do município, bem como dos distritos de Pérola Independente e Candeia, abordando o assunto Dengue e Doença de Chagas. A iniciativa visa conscientizar a população que o combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, deve continuar mesmo durante o inverno.

Durante a realização deste trabalho, foram entregues folders educativos e botons adesivos para os adolescentes, já para as crianças em fase de alfabetização foram entregues cartilhas com desenhos para colorir. Também foi solicitado às crianças e adolescentes que sejam ajudantes da saúde, verificando e eliminando possíveis criadouros de suas residências e locais que frequentam, bem como serem multiplicadores das informações para seus parentes e amigos.

Segundo a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, as ações fazem parte do Plano de Contingência da Dengue 2013, elaborado no mês de janeiro deste ano, e terão continuidade no decorrer dos próximos meses. Os agentes de endemias têm realizado visitas, e tratamentos de rotina nos imóveis da sede e distritos. Nos casos reincidentes ou onde a entrada dos agentes é impedida ou dificultada, é realizada a notificação e em alguns casos pode ser aplicada multa.

A Secretaria de Saúde de Maripá realizou conjuntamente a divulgação de panfletos ilustrativos sobre a Doença de Chagas, seus principais sinais e sintomas e informações a respeito do transmissor, o bicho barbeiro, hospedeiro do parasita Trypanosoma cruzi. O bicho barbeiro, ou bicudo como é conhecido, é encontrado em várias regiões do Brasil e pode ser silvestre ou doméstico e a doença de Chagas é  transmitida através das fezes contamindas do bicho, que entram na pele através da ferida deixada pela picada do inseto.

Outras formas de se adpentar é manipulando carne de caça (tatu, porco do mato), ingerindo alimentos contaminados ou de mãe para filho através da placenta. A Doença de Chagas pode ser evitada com a eliminação do transmissor, mantendo o quintal limpo e sem entulhos; realizar limpeza da casa regularmente, principalmente quartos, camas, debaixo de colchões, sofás e outros lugares que possam servir de esconderijo para o barbeiro.

Colocar colchões para tomar sol e ar. “No município de Maripá, orientamos a população em geral, principalmente os avicultores, que devido ao acúmulo de lenha para uso nos aviários (por ser ambiente propicio para o abrigo do inseto),  caso encontrem um inseto parecido, que o capturem e coloquem em um pote de plástico ou vidro e tragam ao Centro de Saúde no setor de endemias para ser averiguado”, orienta a diretora de Saúde, Clarice Fischer Angelotti.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.