O Município de Mercedes está entre os 37 municípios brasileiros de pequeno porte que tiveram seu projeto aprovado e classificado para concorrer ao Prêmio Gestão em Merenda Escolar ano de 2.011. Mercedes e Marechal Cândido Rondon, foram os únicos municípios do Estado do Paraná que tiveram seus projetos selecionados e aprovados pela ONG Fome Zero PNAE/FNDE.
Nesta quinta-feira (29), o Prefeito Vilson Schwantes recebeu no Gabinete, a visita de duas técnicas do PNAE/FNDE, as nutricionista Isabel Cristina Pereira Dantas de Almeida e Cybelle de Aquino Torres Alves. As técnicas vieram de Brasília para verificar in loco as informações repassadas na inscrição do município no programa e que culminou com a classificação do município para disputar a honraria.
Após a visita de cortesia no gabinete, as técnicas foram acompanhadas pela Secretária de Educação, Lenir Schmidt, Pedagoga Geni de Oliveira e a Nutricionista Keli Lang para a visitação nas dependências das escolas municipais.
O Prêmio leva em consideração critérios como melhores práticas na alimentação escolar, desempenho administrativo-financeiro dos recursos transferidos pela união, contrapartida do município, qualidade nutricional da merenda, participação e atuação do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), incentivo ao desenvolvimento local, dentre outros.
Para a equipe de Educação local, é motivo de comemoração o município ter tido seu projeto selecionado. Em todo o Brasil foram 1.080 municípios que se inscreveram no Fome Zero. Desses 37 foram selecionados e apenas 21 receberão o Prêmio Gestão em Merenda Escolar.
Conforme o Prefeito Vilson Schwantes, no Município de Mercedes há um imenso esforço de professores, funcionários e APMFs para que a educação e especialmente a merenda oferecida todos os dias para os alunos seja suficiente e de boa qualidade. Um dos diferenciais de Mercedes tem sido o aproveitamento dos produtos agropecuários produzidos pelas famílias cadastradas no programa Agricultura Familiar, valorizando o trabalho dos produtores rurais locais, facilitando também a comercialização de seus produtos.
Semanalmente as escolas compram dos pequenos produtores frutas e verduras, carnes, ovos, dentre outros produtos que com a orientação da nutricionista melhoram sobremaneira os diversos cardápios servidos aos estudantes. Com uma merenda mais saborosa e nutritiva acabou-se o desperdício.
Para a nutricionista da rede escolar de Mercedes, Keli Lang, a vinda da equipe técnica do PNAE foi um grande prêmio para a gestão da merenda no município. Um importante estímulo para que todos continuem trabalhando para a oferta de uma alimentação mais diversificada e balanceada aos alunos.