Joni Lang/OP
Alunos do 6º ano do Eron Domingues durante aula de Ciências com a professora Vera Seyboth (Verinha). Colégio tem 1.260 estudantes; é o maior em quantidade de alunos em Marechal Rondon e microrregião
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo atende a 100 escolas em 16 municípios, incluindo oito escolas de Educação Especial e seis de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em levantamento realizado na última quarta-feira (25), havia 35.968 matrículas junto ao Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere).
Para atender essa demanda, o NRE conta com 3.065 profissionais, sendo 2.070 professores e pedagogos e mais 995 agentes educacionais I e II, entre secretários, bibliotecários, merendeiras, agentes de limpeza e manutenção. Alguns projetos e atividades de contraturno ainda estão com matrículas abertas, o que, de acordo com o chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, pode aumentar a demanda de alunos e professores em diversas escolas da região.
Segundo ele, o quadro efetivo de servidores teve um aumento expressivo neste ano. No dia 09 de fevereiro foram empossados 95 novos professores, sendo 16 de Arte, quatro de Biologia, 15 de Ciências, 15 de Filosofia, um de Física, dez de Geografia, 14 de Inglês, dois de Química, um de Português e 17 de Sociologia. Já no dia 10 de março foram empossados e tomaram exercício mais 53 professores pedagogos.
Na quinta-feira (26) foi assinado o decreto de nomeação de mais 463 professores para a rede estadual. Para o NRE Toledo serão mais 16 professores de Língua Estrangeira Moderna-Espanhol, dois de Educação Física e três professores pedagogos. No total, são mais 169 professores e professores pedagogos que em muito vão contribuir na melhoria da qualidade da educação, fazendo a diferença no processo de ensino e de aprendizagem, ressalta Anschau.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje