O Presente
Geral

Milhares de crianças têm contato lúdico com a literatura

calendar_month 15 de setembro de 2011
3 min de leitura
Carina Ribeiro/OP
Contação de história da “Chapeuzinho Amarelo de Medo”na tarde de ontem (14): diversão e envolvimento infantil

 

Milhares de crianças de Marechal Cândido Rondon e região estão ampliando o contato com a literatura escrita, contada e musicalizada durante a Semana Literária do Sesc, que teve início na segunda-feira (12) e segue com programação até sábado (17). Conforme os organizadores, a expectativa é de que cerca de oito mil pessoas se envolvam com as variadas atividades do cronograma, que inclui palestras, oficinas, contação de histórias, venda de livros, entre outras.
De acordo com um dos coordenadores do evento, Alberto Joris, as atrações visam desempenhar uma função social de participar da educação das crianças, oferecendo uma forma lúdica de despertar o interesse delas pela literatura. “A responsabilidade por educar as crianças é da sociedade e não da escola”, pontua.

Segundo o profissional, que é formado em Letras, a escola possui a incumbência de ensinar a linguagem formal, enquanto a educação da criança ocorre a partir dos exemplos que os adultos oferecem no dia a dia. “A educação não ocorre somente no ambiente escolar, mas principalmente fora dele. A criança é um imitador e vai repetir os exemplos que presenciar, por isso a importância de valorizarmos a leitura”, salienta.
O trabalho com as crianças está sendo realizado por meio de estudantes universitários do curso de Letras da Unioeste, que desenvolvem a contação de histórias por meio de diferentes técnicas. “Utilizam livro, música, interpretação, com uso de objetos e palavras para a produção poética”, acrescenta Joris.
Conforme ele, as várias situações de interação com a literatura favorecem a assimilação de conteúdos. “Muitos professores ficam impressionados de ver como as crianças absorvem imediatamente o que é oferecido e proposto”, constata.
Essa adesão intensa dos alunos ocorre, segundo o coordenador, devido a um conjunto de fatores. “O ambiente diferenciado onde as atividades acontecem, que são tendas montadas na praça, além da decoração, da caracterização dos contadores de histórias favorece o envolvimento das crianças com a atividade”, garante.

Palestra
Na noite de hoje (15) o Sesc traz para Marechal Rondon o contista, romancista e jornalista Ignácio de Loyola Lopes Brandão, que ministrará palestra intitulada “Inspiração existe? Crônica, Romance, Contos… Onde um autor vai buscar seus temas?”. O autor já recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Livro de contos por “O Homem que odiava a segunda-feira”. Ele fará explanação a partir das 19h30, no Salão de Eventos Preference Happy Day e é aberto ao público em geral, comerciários, professores, universitários e alunos do Ensino Médio. 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.