O Presente
Geral

Milho perde área para soja e mandioca no Oeste

calendar_month 23 de outubro de 2013
2 min de leitura
Luciany Franco/O Presente Rural
Atualmente 100% do milho está em desenvolvimento vegetativo e 20% do soja em período de germinação e 80% em desenvolvimento vegetativo

A exemplo do que está acontecendo em todo o país, foi semeada uma área menor com milho na região, cujo plantio da safra de verão já está praticamente 100% concluído, conforme avaliação do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) – regional de Toledo.

De 29.050 hectares de milho da safra passada, neste ciclo a área é de 17.915, uma redução de aproximadamente 39% de área. A maior parte dos agricultores migrou para o plantio de soja, que neste ano vai contar com uma área de 459.201 hectares contra 448.151 do ano passado.

Mas não é só a soja que está ganhando mais espaço na safra de verão 2013/2014. Segundo o técnico do Deral de Toledo, engenheiro agrônomo Paulo Oliva, do total de produtores que está deixando de plantar milho na safra de verão 2013/2014, uma parte, em torno de 20%, vai investir mais em mandioca. Ele informa que está sendo acrescida à cultura uma área de 2.350 hectares aos 17.650 até então cultivados com a raiz.

Produtividade

Oliva lembra que a redução de área com milho vai refletir sensivelmente na produção. O técnico do Deral explica que a safra passada foi muito boa, quando foram colhidas 262.467 toneladas. Para a próxima colheita do grão, a produtividade da região deve chegar a 165.713 toneladas.

Por outro lado, a expectativa é de mais uma supersafra de soja. A previsão do Deral é que a regional alcance uma produtividade de mais de 1,6 milhão de toneladas, ante 1,5 milhão de 2012/2013. O agrônomo do Deral informa que do volume total de soja e milho plantado, 95% deste é tecnologia transgênica, enquanto de soja chega a cerca de 90%.

Ele expõe, ainda, que as condições de desenvolvimento das lavouras na regional de Toledo, que reúne 20 municípios, estão muito boas. Atualmente, 100% do milho está em desenvolvimento vegetativo e 20% do soja em período de germinação e 80% em desenvolvimento vegetativo. “Se o clima continuar contribuindo, vamos ter, mais uma vez, uma ótima safra”, conclui Oliva.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.