Fale com a gente

Geral

Ministro da Justiça autoriza envio de apoio a AM, RR e MT

Publicado

em

José Cruz/Agência Brasil

O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, autorizou o envio de apoio federal para Amazonas, Roraima e Mato Grosso. Os três Estados pediram ajuda da União para conter a crise no sistema penitenciário – já são quase 100 mortes em presídios no Amazonas e em Roraima só este ano.

O governo do Amazonas solicitou ao Ministério da Justiça apoio da Força Integrada de Atuação do Sistema Penitenciário, grupo responsável por auxiliar na ordenação de unidades prisionais. No caso de Roraima, o governo local vai pedir na segunda-feira (09) o envio de tropas da força nacional de segurança para atuar e dar apoio na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, local onde aconteceu o massacre de 33 presos.

Neste domingo (08), após 60 presos terem morrido no começo da semana, Manaus foi cenário de outro motim carcerário, que deixou mais mortos. Apesar de um pedido formal ainda não ter sido feito, a assessoria do Ministério da Justiça já informou que a solicitação será aceita após um contato prévio feito pelo governo de Roraima.

Em novembro do ano passado, a governadora de Roraima, Suely Campos já tinha formalizado um pedido ao Ministério da Justiça, após dez presos terem sido mortos na mesma unidade prisional. Na ocasião, o ministro da Justiça Alexandre de Moraes negou o envio da força federal.

Em nota sobre o episodio com a governadora, Moraes disse que a Força Nacional não poderia  atuar dentro dos presídios, “assumindo a administração dos estabelecimentos prisionais”. Segundo ele, atuação em relação ao sistema prisional poderia ocorrer se houvesse necessidade de “auxiliar em eventual rebelião ou conter eventos subsequentes que gerem insegurança pública”.

Na ocasião, resaltou o Ministério da Justiça, foram liberados R$ 13 milhões ao Estado de Roraima para equipamentos e armamentos para o grupo interno que atua nos presídios dos Estados”, dizia.

Copyright © 2017 O Presente