| Cristiano Viteck |
|---|
| Procurador geral da prefeitura, Christian Guenther, recebe ofício do vereador Gordinho do Suco |
As cerca de 50 famílias que atualmente vivem em situação de risco no Loteamento Ceval, em Marechal Cândido Rondon, em breve deverão ser atendidas com o repasse de novos lotes urbanos por parte da prefeitura, para que assim possam construir suas novas residências. A informação foi dada na manhã de hoje (16) pelo procurador geral do município, advogado Christian Guenther, durante encontro com o vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco).
Durante o encontro na prefeitura, Gordinho do Suco apresentou um pedido por escrito de informações sobre o andamento dos trabalhos visando à solução para o caso do Loteamento Ceval, que já vem se arrastando há mais de uma década. Segundo o vereador, ele tem sido procurado por diversos moradores do local que estão preocupados com a situação.
Temos que chegar a uma solução para estas famílias, que estão morando em um local sem as mínimas condições, afirma Gordinho do Suco. O Loteamento Ceval foi criado em 1991 e, desde o início, o local apresentou péssimas condições para os moradores, que sofrem com a poluição e também com a degradação ambiental.
Algumas casas, inclusive, tiveram suas estruturas danificadas e, por oferecer riscos, os habitantes tiveram que abandonar o imóvel. Em 2001, o caso foi parar na Justiça e desde então o município tem atuado no sentido de garantir a transferência das famílias, que deverão ser contempladas com a doação de lotes na área urbana do município, onde poderão construir suas novas residências.
Solução
Segundo procurador Christian Guenther informou ao vereador Gordinho do Suco, recentemente o governo municipal encaminhou um ofício à Receita Estadual solicitando a isenção do imposto de transmissão desses imóveis da prefeitura para as famílias que vivem no Loteamento Ceval. Com isso, pretende-se fazer uma economia de até R$ 100 mil para o município.
Paralelamente a isso também está sendo dada baixa na dívida ativa registrada em vários lotes do Loteamento Ceval, o que também possibilitará a transferência das escrituras. Embora ainda não possa definir um prazo para que as famílias recebam seus novos terrenos, Christian Guenther está otimista e assegura que a cada dia que passa estamos mais próximos de uma solução definitiva da questão envolvendo o Loteamento Ceval.