Fale com a gente

Geral

Município da região é o que mais fez CAR no país

Publicado

em

Arquivo/OP

Coordenador de Meio Ambiente da Emater de Toledo, Adalberto Telesca Barbosa: A região tem oito dos dez municípios do Paraná que mais fizeram cadastros

Na terça-feira (02), o Instituto Emater e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – regionais de Toledo – promovem uma oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) voltada a cadastradores do CAR. O encontro será no auditório da PUC-Toledo, a partir das 14 horas. De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador de Meio Ambiente da Emater de Toledo, Adalberto Telesca Barbosa, o objetivo da oficina é tirar dúvidas dos cadastradores para evitar erros no momento de executar o processo. Ele ressalta que haverá oportunidade dos produtores fazerem retificação, contudo, é preferível fazer o cadastro antecipadamente, da melhor forma, para evitar transtornos posteriores. Não basta fazer o cadastro, é preciso fazer corretamente, afirma.

Conforme Barbosa, outra preocupação, ainda, é para que os produtores não deixem para última hora novamente para fazer o CAR. O apelo tem legitimidade. De maio de 2015 até abril de 2015 – que deveria ser o último mês para o cadastro, o número de inscrições foi aumentando gradativamente no Paraná. Enquanto em maio de 2014 foram 193 cadastros, em março de 2015 o Estado registrou 16.806 realizados no período e chegou a 50.959 em abril. Conforme levantamento feito pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Paraná foi o segundo Estado a realizar mais cadastros até o dia 05 de maio, quando o prazo seria encerrado. Santa Catarina realizou o maior número de inscrições.

Destaque

A boa notícia é que é da região o município que teve o maior número de registros do país: Assis Chateaubriand (2.746) – e Santa Helena (1.646) está no ranking dos dez (municípios) que mais fizeram CAR no Brasil (ver box 1). E pode ficar melhor. No levantamento de cadastros no Paraná, oito municípios da região estão entre os dez que mais fizeram o CAR (ver box 2).

Até o dia 05 de maio, o Paraná tinha cadastrado 116.463 imóveis rurais no CAR. Destes, 109.838 imóveis são de até quatro módulos fiscais; 3.993 tinha de cinco a dez módulos fiscais e 2.632 imóveis eram de mais de dez módulos. Conforme o IBGE, o Estado tem 371.063 imóveis rurais, mas o Incra alega que há 532.840. A área passível de cadastro no Estado é de 15.391.782 hectares, mas até o dia 05 de maio apenas 3.832.729 hectares estavam inscritos no CAR, ou seja, apenas 24,90% do total.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente