| Carina Ribeiro/OP |
|---|
![]() |
| A partir do programa federal, os quatro municípios irão aumentar a carga horária de atendimento voltado à atenção básica à saúde |
A partir de setembro, quatro municípios da região Oeste paranaense, a exemplo do que ocorre em todo o país, passarão a contar com o atendimento de profissionais de saúde contratados a partir do programa Mais Médicos, do governo federal.
No total, serão 13 médicos que atuarão em Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Pato Bragado e São Miguel do Iguaçu, cidades que foram escolhidas por profissionais que se habilitaram para trabalhar a partir do programa, que vai oferecer salário de R$ 10 mil para uma carga horária de 40 horas semanais, além de moradia e alimentação. Dentre os médicos destinados a essas cidades estão oito com registro profissional estrangeiro e cinco brasileiros.
A data prevista para o início dos atendimentos é o dia 02 de setembro, no caso de médicos brasileiros, e dia 16 de setembro, para os estrangeiros, uma vez que estes passarão por treinamento sobre o sistema público de saúde brasileiro e também terão aulas de língua portuguesa.
Até lá, as prefeituras deverão trabalhar em projetos para serem enviados às Câmaras de Vereadores visando garantir aporte financeiro para fazer frente à contrapartida dos municípios na contratação dos médicos, que diz respeito à hospedagem e abono pecuniário da alimentação.
Um dos critérios do programa Mais Médicos se refere à não substituição dos profissionais já existentes no quadro de prestadores de serviço do sistema público de saúde. Desse modo, a vinda dos médicos não afetará a segurança profissional dos que já atuavam antes da adesão dos municípios ao programa federal.
Estado e país
Em todo o Paraná serão 98 novos médicos, dos quais 56 possuem registro em outros países e 42 do Brasil. Em nível nacional, 522 (um terço) dos 1.618 escolhidos são formados fora do país. Em relação aos profissionais com registro de fora, a grande maioria deles são provenientes da Argentina (141), Espanha (100) e Cuba (74).
|
Município |
Total médicos |
Brasileiros |
Estrangeiros |
|
São Miguel do Iguaçu |
5 |
1 |
4 |
|
Guaíra |
5 |
2 |
3 |
|
Marechal Cândido Rondon |
2 |
2 |
0 |
|
Pato Bragado |
1 |
1 |
0 |
