Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Geral

Neva em Guarapuava e em outros municípios do Paraná

A massa de ar polar que está derrubando as temperaturas em toda a região Sul do Brasil trouxe neve para os municípios do sul do Paraná. Até as 23 horas de ontem (22) relatos, fotos e vídeos do fenômeno foram registrados em vários municípios, como Palmas, Pinhão, General Carneiro, União da Vitória e Guarapuava. No entanto, o Instituto Tecnológico Simepar não confirmou oficialmente o fenômeno.

Começou a nevar por volta das 20h45 em Guarapuava, região central do Paraná. De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.

No Paraná, a maior probabilidade de nevar é para municípios que ficam na fronteira com Santa Catarina, como General Carneiro, Palmas e Clevelândia, e no sul da Região Metropolitana de Curitiba, como Mandirituba e Agudos do Sul. “A umidade e as baixas temperaturas favorecem a ocorrência, mas, de qualquer modo, seria neve de fraca intensidade”, comenta o meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar.

Casa do Eletricista – GENCO

Em municípios como Pato Branco e Palmas também houve registro de um fenômeno meteorológico semelhante, a chuva congelada, conhecida como “sleet”. A técnica em meteorologia do Instituto Somar Patrícia Vieira explica que a diferença começa já em sua formação.

“A chuva congelada acontece quando as gotas de chuva congelam conforme estão caindo. Com a neve, o floco se forma já nas nuvens”, diz. “Quando a neve cai no chão, ela continua por ali. Com a chuva congelada, as gotas derretem assim que tocam alguma superfície”, completa. 

Previsão do Tempo

Com neve ou sem neve, as temperaturas vão continuar baixas no Paraná. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 8°C. Em Palmas, a mínima pode chegar até os -3°C. A partir de quarta-feira (23), a tendência é que a umidade diminua bastante, o que deve fazer com que o estado registre fortes geadas. 

Em Marechal Cândido Rondon não neva, porém as temperaturas continuam baixas. Hoje, os termômetros marcam 2°C com a sensação térmica de -5°C.

TOPO