![]() |
| Deputado estadual Elio Lino Rusch: A partir do momento em que se definir a majoritária, automaticamente vão se definir também as alianças e coligações nas proporcionais (Foto: Maria Cristina Kunzler) |
O Democratas do Paran aacute; promove hoje (26), em Curitiba, a conven ccedil; atilde;o do partido visando as elei ccedil; otilde;es de 03 de outubro. Assim como demais agremia ccedil; otilde;es, possivelmente a ata ficar aacute; aberta at eacute; quarta-feira (30), uacute;ltimo dia permitido para que as legendas definam os candidatos para o processo eleitoral deste ano.
O DEM ainda aguarda o posicionamento oficial do PDT na campanha e, a partir disso, naturalmente as outras defini ccedil; otilde;es v atilde;o acontecer no Paran aacute;. A uacute;nica coisa que se tem certeza hoje eacute; de que o Democratas n atilde;o se coliga com o PT. De resto, tudo pode acontecer.
O secret aacute;rio-geral do partido no Estado e l iacute;der da Oposi ccedil; atilde;o na Assembleia Legislativa, deputado estadual Elio Lino Rusch, disse ontem (25) agrave; reportagem de O Presente que a tend ecirc;ncia eacute; pelo apoio ao candidato ao Governo do Estado, Beto Richa (PSDB), ainda mais se o senador Osmar Dias (PDT) confirmar a candidatura como governador com apoio de PMDB e PT.
O parlamentar ressalta que o quadro pol iacute;tico paranaense est aacute; muito indefinido. ldquo;Talvez aquilo que estamos falando hoje e ser aacute; noticiado amanh atilde; n atilde;o represente mais o quadro de ontem. Nas uacute;ltimas horas, de manh atilde; o quadro era um e ao meio-dia outro. No Paran aacute; temos uma particularidade, que s atilde;o os dois irm atilde;os (Osmar e Alvaro Dias): um busca a indica ccedil; atilde;o para o Governo do Estado ou para o Senado, e o outro est aacute; sendo lembrado para ser o candidato a vice-presidente da Rep uacute;blica. A cada momento surge um fato novo. Ningu eacute;m consegue definir neste momento o que vai acontecer at eacute; o dia 30 rdquo;, avalia.
Ao ser perguntado a que se atribui essa instabilidade nas negocia ccedil; otilde;es, Elio aponta que eacute; resultado das lideran ccedil;as pol iacute;ticas. ldquo;De um lado h aacute; um excesso de l iacute;deres, tem mais nomes do que cargos a serem preenchidos. De outro, n atilde;o tem lideran ccedil;as para ocupar os cargos, como eacute; o caso do atual Governo do Estado, que n atilde;o tem um candidato vi aacute;vel para disputar a elei ccedil; atilde;o como governador. Por esta raz atilde;o que buscam no grupo advers aacute;rio um candidato que possa atender aos interesses do atual governo rdquo;, declara.
Candidato a vice
No cen aacute;rio nacional, PSDB, DEM e PPS est atilde;o coligados. J aacute; no Paran aacute;, caso o PDT confirme que n atilde;o formar aacute; alian ccedil;a com a oposi ccedil; atilde;o, eacute; prov aacute;vel que PPS e DEM queiram indicar o nome do candidato a vice-governador em chapa encabe ccedil;ada por Beto Richa. ldquo;N atilde;o vamos falar em nomes porque precisamos deixar desenrolar. N atilde;o sabemos ainda o que vai acontecer e n atilde;o queremos lsquo;queimar rsquo; nomes. Possivelmente o vice poder aacute; ser um pr eacute;-candidato ou atual deputado federal ou estadual, mas n atilde;o falamos em nome rdquo;, comenta o secret aacute;rio-geral do DEM.
Espera
Elio considera que n atilde;o seja prejudicial a Beto Richa a escolha ldquo;em cima da hora rdquo; de um candidato a vice, pois em elei ccedil; otilde;es passadas isso tamb eacute;m j aacute; aconteceu com outros partidos. ldquo;Eu diria que preju iacute;zo para a majorit aacute;ria eacute; se houvesse uma divis atilde;o, se houvesse uma desist ecirc;ncia de algum partido ou um racha. Mas isso n atilde;o est aacute; acontecendo com nenhum dos partidos que possivelmente estar atilde;o juntos com o Beto Richa rdquo;, aponta.
Esperan ccedil;a de apoio
Pelo discurso de muitos l iacute;deres da oposi ccedil; atilde;o, o que se percebe eacute; que ainda existe um sentimento de esperan ccedil;a de que Osmar Dias n atilde;o saia como candidato a governador e confirme a candidatura ao Senado, com apoio branco agrave; oposi ccedil; atilde;o. ldquo;Nas uacute;ltimas elei ccedil; otilde;es, o Osmar era do nosso grupo e sempre disse que esteve do lado de c aacute; e nunca do lado de l aacute;. O Osmar foi advers aacute;rio do PMDB e PT nas uacute;ltimas elei ccedil; otilde;es. A partir do momento em que h aacute; uma disputa e o candidato precisa defender o vice, a iacute; j aacute; come ccedil;a a perder. A partir do momento que faz uma coliga ccedil; atilde;o e tem que explic aacute;-la, j aacute; se torna dif iacute;cil tamb eacute;m. Por esta raz atilde;o eu ainda acredito, coligado ou n atilde;o, em uma chapa branca. Eu ainda acredito que podemos estar todos juntos rdquo;, declara o deputado.
Chap atilde;o
A chapa agrave; proporcional ainda depende de um posicionamento oficial do PDT no Paran aacute;. Se o Osmar Dias n atilde;o se coligar com a oposi ccedil; atilde;o, ser aacute; formado um ldquo;chap atilde;o rdquo; com PSDB, DEM, PP, PTB. O PSB, por sua vez, vai de chapa pr oacute;pria. O PPS coliga para federal, mas n atilde;o coliga para estadual. O PSC e o PR tamb eacute;m n atilde;o coligam no chap atilde;o, caso se aliem agrave; oposi ccedil; atilde;o. ldquo;Tudo isso est aacute; indefinido, porque o quadro da majorit aacute;ria ainda n atilde;o est aacute; definido. A partir do momento em que se definir a majorit aacute;ria, automaticamente v atilde;o se definir tamb eacute;m as alian ccedil;as e coliga ccedil; otilde;es nas proporcionais rdquo;, salienta.
Piores elei ccedil; otilde;es
O secret aacute;rio-geral do Democratas no Paran aacute; afirma que as duas uacute;ltimas elei ccedil; otilde;es disputadas, em 2002 e 2006, foram as mais dif iacute;ceis em sua carreira pol iacute;tica. Nelas, Elio apoiou dois candidatos ao Governo do Estado que n atilde;o eram t atilde;o conhecidos pelos eleitores. ldquo;Em 2002, meu candidato a governador era Beto Richa, que n atilde;o era conhecido, e em 2006 foi Rubens Bueno, que de igual forma n atilde;o era conhecido. Agora vamos estar com o Beto Richa, que hoje eacute; favorito em todas as pesquisas. Isso facilita para quem disputa uma elei ccedil; atilde;o na proporcional. L oacute;gico que se o Osmar Dias vier junto conosco ou caso ele dispute o Senado em uma chapa branca facilitar aacute; ainda mais a elei ccedil; atilde;o, em primeiro lugar, ao Governo do Estado, e em segundo agrave; chapa proporcional rdquo;, destaca.
Meta de votos
Para n atilde;o depender de legenda e ter uma elei ccedil; atilde;o tranquila, o deputado estadual de Marechal C acirc;ndido Rondon trabalha para alcan ccedil;ar mais de 50 mil votos. Por eacute;m, dependendo das alian ccedil;as, com menos votos eacute; poss iacute;vel conquistar a reelei ccedil; atilde;o. ldquo; Eacute; prefer iacute;vel sobrar votos do que faltar. Em todas as elei ccedil; otilde;es eu sempre ampliei a minha vota ccedil; atilde;o e hoje a minha aacute;rea de atua ccedil; atilde;o est aacute; em 60 munic iacute;pios. Por isso, a nossa expectativa eacute; de que a nossa vota ccedil; atilde;o continue crescente rdquo;, conclui.
