Fale com a gente

Geral

“Nossa proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão”

Publicado

em

Entram na reta final de campanha na pr oacute;xima segundafeira (07) os professores Edison Leismann e Juarez Bortolanza. Eles concorrem ao cargo de diretor do Centro de Ci ecirc;ncias Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paran aacute; (Unioeste), campus de Marechal C acirc;ndido Rondon, cuja elei ccedil; atilde;o acontece na ter ccedil;a-feira (08). A expectativa eacute; de que o resultado seja conhecido na mesma noite, sendo que o eleito complementar aacute; cerca de 1,5 ano do mandato do professor Waldyr Rieckziegel, licenciado.
Ap oacute;s apresenta ccedil; atilde;o de metas do professor Bortolanza, na edi ccedil; atilde;o de ontem (02), o leitor tem oportunidade de conhecer as perspectivas do candidato Edison Leismann.

O Presente (OP): Quais s atilde;o as suas principais propostas?
Edison Leismann (EL): Em fun ccedil; atilde;o do processo eleitoral, fiz um planejamento para esse mandato de 1,5 ano, dividindo minhas propostas em tr ecirc;s blocos. O primeiro trabalha com a reavalia ccedil; atilde;o de pol iacute;ticas. A partir da experi ecirc;ncia obtida como avaliador de cursos e de institui ccedil; otilde;es do Minist eacute;rio da Educa ccedil; atilde;o e Cultura (MEC), em que tive oportunidade de conhecer dezenas de faculdades e universidades, pretendo discutir junto com professores e alunos um plano estrat eacute;gico de longo prazo do CCSA.
Tamb eacute;m queremos trabalhar no sentido de revisar as pol iacute;ticas de ensino, pesquisa e extens atilde;o adotadas, de forma a atualiz aacute;-las e torn aacute;-las convergentes com as que ocorrem na Unioeste como um todo. Temos hoje 47 professores no Centro, sendo 15 deles tempor aacute;rios e 32 efetivos, estes que disp otilde;em de carga hor aacute;ria para pesquisa e extens atilde;o, al eacute;m das atividades de ensino. Essas atividades precisam ser trabalhadas num conjunto de prop oacute;sitos do Centro e n atilde;o como projetos individuais. Queremos rediscutir isso e otimizar este espa ccedil;o de tempo. A inten ccedil; atilde;o eacute; tornar os projetos convergentes e volt aacute;-los para a solu ccedil; atilde;o de problemas da sociedade. Lan ccedil;o uma pergunta: como pode o CCSA atuar para melhorar sua contribui ccedil; atilde;o ao desenvolvimento econ ocirc;mico, inclus atilde;o social e em defesa do meio ambiente? N atilde;o adianta o diretor dizer que vai fazer, pois quem vai fazer eacute; o conjunto dos 32 professores efetivos com a colabora ccedil; atilde;o dos professores tempor aacute;rios. Para isso temos que estabelecer esse processo em conjunto, metas de curto m eacute;dio e longo prazo, al eacute;m do sistema de cobran ccedil;a para que isso de fato venha a acontecer. Outros aspectos est atilde;o relacionados a atendimento de alunos, redimensionamento da estrutura f iacute;sica e fazem parte do bloco 1 de metas.
No bloco 2 est atilde;o as propostas relacionadas aos mestrados e doutorados. O Centro de Ci ecirc;ncias Sociais Aplicadas eacute; o uacute;nico no campus que ainda n atilde;o disp otilde;e de um mestrado. As condi ccedil; otilde;es de pessoal titulado atrasaram o processo, mas n oacute;s devemos buscar parcerias junto a outros campi como Toledo e Cascavel para implantarmos um mestrado, inicialmente na aacute;rea de Administra ccedil; atilde;o, que tem maior quantidade de doutores, e ganhar know-how, experi ecirc;ncia, para atender tamb eacute;m as aacute;reas de Direito e Ci ecirc;ncias Cont aacute;beis. Estamos acompanhando o processo de implanta ccedil; atilde;o do mestrado em Pol iacute;ticas P uacute;blicas, mas al eacute;m deste, que ter aacute; sede em Cascavel, devemos implantar um em Marechal Rondon. Para isso minha proposta eacute; arrega ccedil;ar as mangas e trabalhar.
J aacute; no bloco 3 de metas coloco quest otilde;es mais pontuais de gest atilde;o como criar um portal de comunica ccedil; atilde;o do CCSA, tendo em vista que o site da Unioeste n atilde;o atende as necessidades dos professores e dos alunos, bem como o CCSA de Cascavel tem um site pr oacute;prio, que eacute; um canal de comunica ccedil; atilde;o entre docentes e acad ecirc;micos.
Tamb eacute;m nos propomos estimular os professores a participarem de editais de oacute;rg atilde;os de fomento, ir em busca de recursos, incluindo alunos nos processos de pesquisa, utilizando a estrutura de assessoria que existe no Centro. Essas s atilde;o as propostas para um per iacute;odo que eacute; extremamente curto.

OP: Como as suas propostas est atilde;o sendo recebidas pela comunidade acad ecirc;mica?
EL: Com os professores tenho feito um tipo de abordagem individual, procurado um a um, entregue a proposta e criei tamb eacute;m um site que pode ser acessado para conferir as propostas na iacute;ntegra. Com os alunos, tenho visitado todas as salas de aula e entregue as propostas para que eles possam tirar um tempo para ler at eacute; o dia da elei ccedil; atilde;o. O que estamos propondo s atilde;o metas que visam promover a integra ccedil; atilde;o e difus atilde;o de conhecimentos nas aacute;reas que envolvem os cursos de Administra ccedil; atilde;o, Ci ecirc;ncias Cont aacute;beis e Direito naquilo que eacute; de fato atribui ccedil; atilde;o do diretor de Centro, que eacute; ensino, pesquisa e extens atilde;o. Atividades administrativas e operacionais, ligadas a espa ccedil;o f iacute;sico, instala ccedil; atilde;o de elevadores, ar-condicionado e outras coisas tamb eacute;m s atilde;o importantes, mas s atilde;o atribui ccedil; otilde;es do diretor de campus. Est aacute; havendo uma esp eacute;cie de confus atilde;o neste processo eleitoral, em que as propostas s atilde;o bem diferentes. As minhas est atilde;o focadas nas atribui ccedil; otilde;es do diretor de Centro, enquanto de outro lado se procura misturar as coisas, o que pode gerar uma confus atilde;o por parte dos alunos. Eacute; importante deixar bem claro que a resolu ccedil; atilde;o 028/2003 do Conselho Universit aacute;rio (COU) da Unioeste estabelece as atribui ccedil; otilde;es da dire ccedil; atilde;o de Centro, que eacute; o ldquo; oacute;rg atilde;o executivo da administra ccedil; atilde;o b aacute;sica que planeja, coordena e implementa os fins indissoci aacute;veis do ensino, pesquisa e extens atilde;o rdquo;. O mecanismo que temos para o atendimento de outras necessidades eacute; o planejamento e do Conselho de Campus, onde est atilde;o todos os diretores de Centro, de curso, assim como alunos e membros da comunidade externa.

OP: Quais s atilde;o as suas perspectivas eleitorais e quais s atilde;o seus principais apoiadores?
EL: S atilde;o muito boas. A estrat eacute;gia de campanha eacute; l iacute;mpida, inclusive de conhecimento do meu concorrente. Tenho dito em sala de aula e aos professores que o que eu preciso para que as propostas sejam levadas adiante eacute; ganhar a elei ccedil; atilde;o e para isso preciso do voto. Tenho pedido o voto e uso esse espa ccedil;o para pedi-lo a todos que t ecirc;m direito a voto nesse processo eleitoral. Mas tenho pedido tamb eacute;m que eles n atilde;o exponham esse apoio a mim. Alguns fazem quest atilde;o de vir conversar comigo e insistir que v atilde;o fazer campanha, mas pedi para que n atilde;o fa ccedil;am isso. Porque dentro da universidade, no dia seguinte ao dia da elei ccedil; atilde;o, professores e alunos continuar atilde;o convivendo e vamos trabalhar em projetos conjuntos, diferente de elei ccedil; otilde;es a oacute;rg atilde;os p uacute;blicos. Nesse sentido considerei conveniente ser comedido nesse processo. Todavia, estou muito confiante e acredito que eacute; poss iacute;vel ganhar a elei ccedil; atilde;o, mas quem toma a decis atilde;o eacute; o eleitor.

OP: O que representa, para o senhor, o cargo de diretor de Centro?
EL: Eacute; um cargo muito importante. O diretor de Centro tem um papel muito importante no acirc;mbito interno no sentido de congregar, integrar os professores e os alunos com fins espec iacute;ficos em ensino, pesquisa e extens atilde;o. Essas atividades precisam estar integradas, porque pesquisa e extens atilde;o melhoram a qualidade do ensino. E o diretor, que eacute; o presidente do Conselho de Centro, composto pelos coordenadores de curso, tem essa atribui ccedil; atilde;o de levar adiante esses processos. Enquanto os coordenadores de curso se preocupam com as quest otilde;es do dia-a-dia, o processo de p oacute;s-gradua ccedil; atilde;o lato ou stricto sensu, projetos de extens atilde;o, ocorrem no acirc;mbito de Centro, sendo que cabe a ele tamb eacute;m providenciar a contrata ccedil; atilde;o de professores e disponibiliz aacute;-los para atendimento das necessidades de ensino dos cursos. Quando falamos em revis atilde;o de pol iacute;ticas, eacute; no sentido de fazer com que a parte da carga hor aacute;ria dos professores que n atilde;o est aacute; envolvida com ensino seja trabalhada em um projeto conjunto e convergente.

Copyright © 2017 O Presente