O Presente
Geral

Nova proposta da Aneel pode elevar ainda mais a conta de luz este ano

calendar_month 3 de fevereiro de 2015
2 min de leitura

Os consumidores podem ter que arcar, este ano, com R$ 23,21 bilhões nas contas de luz. O valor foi proposto nesta terça-feira (03) pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Tiago Correia, relator do processo que trata do repasse, para as contas de luz, dos gastos com ações ligadas ao fundo CDE, do governo federal.

Correia prevê que, para os consumidores do Sudeste, Centro-Oeste e Sul a despesa vai gerar um impacto de 19,97% nas contas de luz em 2015. Para os consumidores do Norte e Nordeste, a alta deve ser menor, de 3,89%. Essa diferença acontece porque, no rateio da CDE, os primeiros pagam 80% dos custos. Os outros 20% ficam com clientes do Norte e Nordeste.

Com os R$ 23,21 bilhões, o governo pretende bancar programas como o Luz para Todos, o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda, parte do combustível usado para abastecer termelétricas na região Norte do país, além de pagamento de indenizações a empresas do setor.

A proposta de Correia foi aprovada na manhã desta terça (3) pela diretoria da Aneel. Agora, ela ficará 10 dias sendo debatida em audiência pública e, então, volta a ser analisada pela diretoria da agência. Só então, se aprovada, começa a valer em definitivo.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.