| O Presente |
|---|
![]() |
| Celebração eucarística marcou a posse canônica do 6º bispo da Diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme |
Uma celebração eucarística foi realizada ontem (08) para a posse canônica do 6º bispo da Diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme. A missa solene às 19 horas, na Catedral Cristo Rei, foi acompanhada por centenas de fiéis. Minutos antes, Dom João concedeu entrevista coletiva, quando destacou um novo modelo de igreja a ser seguido, acompanhando os passos do papa Francisco, de aproximação com a comunidade e resgate da coragem de ser cristão e católico.
Estou bastante emocionado de assumir como bispo de uma diocese tão importante quanto a de Toledo. É uma responsabilidade muito grande. É um momento de alegria, emoção e expectativas, disse aos jornalistas da região no início da coletiva.
Segundo Dom João, ele não deve propor grandes mudanças na diocese, mas é preciso resgatar a igreja que estava desgastada e hoje experimenta novas situações com o papa Francisco. Ainda preciso conhecer a cidade, a realidade de Toledo, da região e a realidade eclesial. Nesse primeiro momento, vou escutar mais do que falar para que depois eu possa contribuir com alguma ajuda, comentou.
Entretanto, ele mencionou que percebeu uma diferença entre a realidade da região e de Curitiba, de onde ele veio. A partir de agora, vou conhecer e conversar mais com padres e conhecer o povo, explicou. Bons momentos para isso são os primeiros compromissos, como a ordenação presbiteral do dia 17 e a crisma na cidade de Nova Aurora. É importante a presença do bispo, comentou.
Jovens
O novo bispo da Diocese de Toledo frisou ainda o importante desafio que a igreja tem em trazer para perto de si os jovens. Precisamos ouvir os mais jovens para saber quais são os desafios, mas também temos que propor, sem afastá-los, trazendo-os ao nosso meio. Tanto porque precisamos deles para renovar a igreja e que ela possa respirar esse ar jovem, destacou.
