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Número de motos aumenta quase 20% em dois anos

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Conhecido pelo grande n uacute;mero de bicicletas, o munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon agora vem ampliando sua frota de motocicletas: em dois anos houve um aumento de cerca de quase 20% no n uacute;mero de motocicletas e motonetas circulando na cidade. Os dados do Departamento de Tr acirc;nsito do Paran aacute; (Detran-PR) apontam que de dezembro de 2007 a dezembro de 2009 a quantidade de motos e motonetas passou de 6.968 para 8.352 (alta de 19,86%). J aacute; o n uacute;mero de autom oacute;veis foi ampliado em 14,28% no mesmo per iacute;odo, ao passar de 11.463 para 13.100 unidades.
O crescimento maior ocorreu entre dezembro de 2007 e o mesmo m ecirc;s de 2008, quando 826 motos foram colocadas em circula ccedil; atilde;o, alta que representa 11,85%. J aacute; entre dezembro de 2008 e de 2009 o aumento foi de 558 motos, incremento de 7,15%.
Segundo o gerente da concession aacute;ria Kaefer Motos Honda, El oacute;i Dreher, a diferen ccedil;a ocorreu em raz atilde;o da crise financeira, que afetou v aacute;rios setores da economia, incluindo a venda de motocicletas. ldquo;Se n atilde;o fosse a crise, acredito que ter iacute;amos superado as vendas do ano anterior rdquo;, opina.
J aacute; para este ano, as perspectivas s atilde;o melhores que as do ano passado. ldquo;As expectativas s atilde;o boas devido agrave; safra rdquo;, declara, acrescentando que espera um aquecimento nas vendas especialmente a partir de mar ccedil;o, ap oacute;s o per iacute;odo de colheita. ldquo;A safra eacute; um term ocirc;metro para o com eacute;rcio rdquo;, salienta o empres aacute;rio.

Vantagens
Ap oacute;s o ldquo;boom rdquo; de 2008 e a alta moderada de 2009, Dreher destaca que continua sendo vantajoso escolher uma motocicleta como meio de locomo ccedil; atilde;o. ldquo;Em rela ccedil; atilde;o a outros ve iacute;culos, a moto oferece maior economia em combust iacute;vel. Al eacute;m disso, oferece facilidade de deslocamento e estacionamento rdquo;, argumenta.
O gerente ainda exp otilde;e como vantagens a facilidade de financiamento. ldquo;A moeda est aacute;vel, a situa ccedil; atilde;o econ ocirc;mica do pa iacute;s, um maior poder aquisitivo, a maior disponibilidade de cr eacute;dito e a possibilidade de financiar com parcelas fixas tamb eacute;m favorecem a compra da moto. Al eacute;m disso, adquirir uma moto eacute; fazer um investimento, j aacute; que trata-se de um bem rdquo;, aponta.

Empresas
De acordo com Paulo Augusto Soder, da Tropical Moto N aacute;utica Yamaha, a consequ ecirc;ncia do aumento no n uacute;mero de ve iacute;culos, tanto motos como autom oacute;veis, eacute; uma maior ocorr ecirc;ncia de acidentes. Outro reflexo, desta vez positivo, segundo ele, eacute; uma maior circula ccedil; atilde;o de dinheiro, j aacute; que em torno de 70% do p uacute;blico que adquire motocicleta a utiliza para trabalho, em torno de 15% fazem uso para se deslocar at eacute; o trabalho e outros 8% para lazer, sendo o restante para outras finalidades.
Conforme Soder, o crescimento do setor de motos tamb eacute;m foi impulsionado pelo aumento no n uacute;mero de servi ccedil;o de entrega de produtos, vendas, cobran ccedil;a, motoboy e outros. ldquo;A moto tem sido uma alternativa vi aacute;vel encontrada por muitas empresas para vendas e outros servi ccedil;os, em raz atilde;o da economia de combust iacute;vel e manuten ccedil; atilde;o rdquo;, salienta.
As motocicletas e motonetas ainda s atilde;o preferidas, em muito casos, por oferecerem praticidade e um menor tempo de deslocamento em compara ccedil; atilde;o a um ve iacute;culo de propuls atilde;o humana. ldquo;A renda m eacute;dia do p uacute;blico eacute; de R$ 700 a R$ 1 mil, sendo que em torno de 85% das motos adquiridas s atilde;o de 100 a 125cc rdquo;, exp otilde;e.
Com a continuidade de uma ampla oferta de cr eacute;dito existente no mercado atualmente, a expectativa de Soder eacute; de que neste ano a procura por motos continue crescente.

Bicicletas
Mesmo com o aumento da procura por motocicletas, empres aacute;rios do ramo de bicicletaria ressaltam que a demanda maior n atilde;o influencia no mercado de bicicletas. ldquo;A moto n atilde;o substitui a bicicleta. Muitas pessoas mant ecirc;m as duas op ccedil; otilde;es e quando aumenta o pre ccedil;o do combust iacute;vel usam a bici rdquo;, declara Lauri Griep (Leco), da Cicles Griep.
Enquanto existem em torno de 8,3 mil motocicletas e motonetas, o n uacute;mero de bicicletas existentes em Marechal Rondon eacute; estimado em cerca de 30 mil pelo empres aacute;rio. ldquo;Al eacute;m de usar no dia-a-dia para deslocamento, ainda h aacute; muitas pessoas que fazem uso da bicicleta como atividade f iacute;sica e/ou lazer rdquo;, enfatiza.
Para Leco, ter uma bicicleta e aprender a andar eacute; uma tradi ccedil; atilde;o nas fam iacute;lias atualmente. ldquo;Hoje eacute; dif iacute;cil encontrar um adolescente que n atilde;o saiba andar de bicicleta, pois eacute; natural as crian ccedil;as ganharem uma e aprenderem a andar ainda durante a inf acirc;ncia rdquo;, menciona.

Tend ecirc;ncia
Conforme Leco, o futuro das bicicletas s atilde;o as el eacute;tricas, que j aacute; existem algumas unidades no munic iacute;pio. ldquo;A bicicleta el eacute;trica vai entrar forte nos pr oacute;ximos anos, assim como j aacute; eacute; bastante utilizada na Europa rdquo;, observa.
O novo modelo tem um motor el eacute;trico para propuls atilde;o, por isso eacute; preciso pedalar. Al eacute;m disso, ela n atilde;o polui o meio ambiente. ldquo;As f aacute;bricas est atilde;o apostando forte nessa novidade para que seja popularizada rdquo;, adianta.

Sa uacute;de
O empres aacute;rio da Bicicletaria L iacute;rio, Paul L iacute;rio Berwig, estima que o munic iacute;pio de Marechal Rondon tenha em torno de uma bicicleta por habitante (em torno de 46 mil). ldquo;A maioria das pessoas tem e enquanto algumas n atilde;o t ecirc;m, outras t ecirc;m mais de uma rdquo;, justifica.
Ele aponta que as caracter iacute;sticas geogr aacute;ficas da cidade favorecem a op ccedil; atilde;o pelo ve iacute;culo de duas rodas. ldquo;Como a cidade n atilde;o tem subidas muito iacute;ngremes, favorece, assim como a exist ecirc;ncia de ciclovias rdquo;, aponta.
Outros fatores tamb eacute;m contribuem, segundo ele, como eacute; o caso do tr aacute;fego facilitado, a economia, a n atilde;o polui ccedil; atilde;o e a manuten ccedil; atilde;o da sa uacute;de. ldquo;A partir de certa idade as crian ccedil;as j aacute; podem ir sozinhas para a escola, com o uso da bicicleta. H aacute; pa iacute;s onde o governo n atilde;o s oacute; fornece bicicletas para quem faz uso como ainda oferece uma contribui ccedil; atilde;o em dinheiro rdquo;, menciona, acrescentando que a vis atilde;o eacute; de que a op ccedil; atilde;o por este tipo de ve iacute;culo oferece economia de investimentos em sa uacute;de, al eacute;m do meio ambiente.

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