Fale com a gente

Geral

O contorno dos sonhos

Publicado

em

Divulgação
Bichectomia promete reduzir o tamanho das bochechas pela retirada de gordura, afinando o rosto e deixando-o com um perfil mais harmônico

Um procedimento que até pouco tempo estava apenas na cabeça – ou na boca! – das celebridades, a passos tímidos, vem conquistando também os anônimos. A bichectomia, que promete reduzir o tamanho das bochechas, deixando o rosto com um aspecto mais fino e com perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas, tem conquistado cada vez mais adeptos.

Apesar de o procedimento ter um fim funcional na odontologia, para pessoas que mordem frequentemente a parte interna da bochecha causando feridas, aftas e hiperplasias (aumento de tecido), após a cirurgia se popularizar entre celebridades como Angelina Jolie, Megan Fox e Jennifer Aniston, a maior parte das pessoas que busca o procedimento o quer para melhorar a aparência. Aqui na clínica de Rondon faço em média de três procedimentos por mês, mas por ser uma cirurgia recente há muitas pessoas que nos consultam para tirar dúvidas sobre o procedimento, destaca o cirurgião dentista Guilherme Benício, especialista em cirurgia de bichectomia.

Apesar de afirmar que as mulheres são as maiores fãs da lipoplastia facial, o profissional destaca que já realizou a cirurgia em homens, que por terem uma musculatura mais forte têm o resultado de definição do maxilar. Já na mulher, que tem a musculatura mais delicada, quando removemos a gordura o resultado é esse efeito blush, menciona.

 

Do início ao fim

Benício explica que, inicialmente, o paciente passa por uma avaliação clínica para que o cirurgião dentista verifique se ele está ou não apto a realizar o procedimento. Não são todos que podem fazer a cirurgia. Há pessoas que já têm o rosto muito fino, então é preciso avaliar se ficará realmente harmônico o rosto após a retirada da gordura, expõe.

Em seguida, é realizada uma anamnese, quando é investigado se a pessoa já passou por algum procedimento cirúrgico que possa ter retirado essa gordura sem ela saber, como no caso de um lifting facial, por exemplo. Se ela já fez algum tratamento desse tipo pedimos um exame para investigar se ainda tem essa gordura, além de exames para avaliar o tempo de coagulação do paciente e um hemograma completo, pontua.

Com todos os exames positivos, o paciente segue para a cirurgia que é feita na própria clínica. Segundo Benício, por ser um procedimento simples não há necessidade de ser realizado em hospital. Aqui na clínica temos a sala de cirurgia que passa por todos os procedimentos de desinfecção, com materiais cirúrgicos esterilizados e os campos cirúrgicos operatórios que são colocados no paciente e onde vão os materiais, para evitar contaminação e risco para o paciente, ressalta.

O procedimento é feito com anestesia local e o corte é de apenas um centímetro. Depois de feita a incisão, encontro a gordura e vou puxando para fora. Diferente da gordura do tecido adiposo, essa gordura é encapsulada, envolta por uma capa, então quando encontro ela vem completamente para fora e o corte é suturado com dois pontos, explica o profissional, segundo o qual, há um pouco de sangramento na hora pela incisão.

 

Pós-operatório

A recuperação do procedimento se assemelha muito à extração de um dente. Conforme Benício, a indicação é evitar alimentos quentes e pequenos, como grãos que possam ficar presos no local do corte, além de não fazer movimentos de abertura da boca, repousando por um ou dois dias, e realizar compressas frias. Já entrego para o paciente uma compressa gelada quando ele sai da cirurgia, então o inchaço é mínimo. Além disso, aqui na clínica junto com a cirurgia realizamos acupuntura com uma de nossas profissionais para o paciente ter um relaxamento durante a cirurgia e ter melhores resultados no pós-operatório. Tivemos resultados muito bons com o uso dessa técnica, menciona.

Outro diferencial utilizado pelo cirurgião dentista é a laserterapia, que consiste na aplicação de um laser sobre a incisão. O laser, de acordo com ele, possui propriedades anti-

inflamatórias que auxiliam na recuperação. Os pacientes até hoje relataram apenas uma sensibilidade na região, mas que não chegou a ser uma dor após o procedimento, então avalio como tranquilo e excelente o pós-operatório da bichectomia, salienta.

O resultado final demora cerca de três meses para aparecer e, neste período, o rosto passa por transformações, desinchando do procedimento e afinando até chegar ao resultado final.

 

Há riscos?

Na região em que o procedimento é realizado existem duas estruturas que podem apresentar riscos caso sejam lesionadas durante a cirurgia: um nervo e uma artéria. Entretanto, Benício ressalta que a técnica utilizada por ele apresenta um risco muito pequeno de chegar às estruturas por fazer a incisão com uma margem de segurança. Também podemos verificar o local exato da artéria por meio de um exame de um laboratório específico, com uma luz que consegue localizar essa artéria, e sabendo onde ela está não corremos o risco de lesionar, diz.

Já o nervo, explica, por estar na parte externa da bochecha a chance de rompê-lo é mínima. Dependendo da dificuldade em achar a gordura pode acontecer de deixá-lo um pouco mais sensível, mas de danificá-lo o risco é quase 0%, completa.

Um mito muito comum até mesmo entre cirurgiões dentistas que não fazem a especialização é de que a retirada da gordura deixará o rosto flácido, prejudicando sua estrutura. Benício esclarece, no entanto, que a afirmação não tem fundamento, pois essa é uma estrutura que tem função única até por volta dos oito meses de idade para o bebê fazer a sucção durante a amamentação. Essa gordura está entre dois músculos, o masseter e o bucinador, e quando somos bebês esses músculos não podem ficar se colabando, por isso essa gordura existe ali, para impedir que esses músculos se colabem. Quando atingimos oito meses de idade essa gordura já se formou e para de crescer. É por isso inclusive que o bebê tem o rostinho mais cheio e redondo, esclarece o cirurgião dentista.

Em muitos casos, diz o profissional, a pessoa é adulta e magra, porém ainda tem a bochecha redonda e volumosa justamente porque mesmo que ela perca peso essa gordura não se modificará. É importante ressaltar que o resultado varia de pessoa para pessoa e que a retirada da gordura é sutil, ou seja, uma pessoa mais cheinha não terá uma diferença tão grande quanto uma mais magra. O efeito nas celebridades, por exemplo, geralmente tem a complementação com o botox na região da maçã do rosto, esclarece Benício.

 

Custo

Por ser caracterizado como um procedimento estético, a bichectomia pode ser realizada tanto por cirurgiões dentistas quanto cirurgiões plásticos. Para aqueles que desejam ter o rosto mais fino, a cirurgia pode variar entre R$ 3 mil e R$ 7 mil. Como existe uma diferença entre a atuação desses profissionais, temos que manter a mesma faixa de preço para não banalizar a cirurgia, porque ela apresenta riscos tanto ao paciente quanto ao profissional, pois caso ocorra alguma intercorrência ele também deverá responder por isso, explica Benício.

 

Mais confiança

A rondonense Djenifer Rhaeley Huppes foi uma das mulheres insatisfeitas com as bochechas que se rendeu ao procedimento. Ela explica que decidiu fazer a cirurgia porque nunca gostou das bochechas. O problema era a harmonia do rosto, que não condizia com o corpo: rosto cheio, corpo magro, declara. A cirurgia de bichectomia me trouxe muitos benefícios com a aparência e estou me sentindo bem mais bonita, mais confiante, complementa.

Foi por meio da propaganda indireta que as celebridades fizeram do procedimento que Djenifer ficou sabendo da bichectomia, e quando profissionais especializados começaram a fazer a cirurgia em Marechal Cândido Rondon ela conseguiu sanar a insatisfação definitivamente. O procedimento foi bem tranquilo e não dói nada por causa da anestesia. Achei a recuperação bem rápida. Nos primeiros dias as bochechas ficam um pouco inchadas, mas fiz bastante compressa de gelo e segui todas as orientações que o cirurgião dentista me passou, então não tive nenhum tipo de complicação, ressalta.

E os resultados, de acordo com ela, não demoraram muito a aparecer. Na hora que ele tira aquela gordura parece que você já sente um vazio, mas o resultado mesmo comecei a ver depois de uma semana, completa.

Copyright © 2017 O Presente