Fale com a gente

Geral

“O jornal é um material didático a ser explorado”

Publicado

em

Professora Vera Beatriz Hoff Pagnussati: \”Hoje os alunos estão mais motivados, produtivos e críticos\”

Alunos mais motivados e interessados nas aulas de L iacute;ngua Portuguesa s atilde;o apenas alguns dos retornos positivos que obteve a professora Vera Beatriz Hoff Pagnussati, de Marechal C acirc;ndido Rondon, a partir do desenvolvimento do projeto sobre g ecirc;neros textuais tendo jornal como suporte.
Aos 26 anos de magist eacute;rio, a profissional, que acumula premia ccedil; otilde;es estadual e nacional, continua com f ocirc;lego extra agrave;s aulas para colocar em pr aacute;tica projetos inovadores.
O projeto com jornais vem sendo realizado atualmente com cerca de 80 alunos da 8 ordf; s eacute;rie do Col eacute;gio Eron Domingues. Antes mesmo de chegar a ser conclu iacute;do, o trabalho j aacute; tem resultados percept iacute;veis pela professora. Na entrevista a seguir, ela destaca fatores relevantes do percurso e as respostas que vem obtendo dos alunos.

O Presente (OP): De onde surgiu a ideia do projeto com jornais?
Vera Pagnussati (VP): Sempre utilizei o jornal em sala de aula para trabalhar diferentes temas que eram discutidos em sala de aula. O diferencial deste projeto foi o enfoque nos g ecirc;neros discursivos e a parceria com o Jornal O Presente, firmada a partir de um di aacute;logo com um dos diretores, Paulo Rodrigo Coppetti.

OP: Quais os objetivos principais do projeto?
VP: Trabalhar os g ecirc;neros discursivos a partir dos v aacute;rios textos encontrados no jornal, tais como a not iacute;cia, o editorial (disserta ccedil; atilde;o), o material de entretenimento, os classificados e a propaganda. Al eacute;m disso, a ideia eacute; difundir entre os jovens a leitura de jornal como fonte de informa ccedil; atilde;o, para que adquiram gosto pela leitura.

OP: Como foi a receptividade dos alunos em rela ccedil; atilde;o agrave; proposta?
VP: Eles gostam das aulas por ser din acirc;mica e, apesar de no in iacute;cio pensarem que jornal eacute; leitura para pessoas de mais idade, aos poucos o gosto pelo material foi crescendo e hoje eles entendem que eacute; uma leitura importante para todas as idades.

OP: Como o projeto vem sendo desenvolvido?
VP: Come ccedil;amos o trabalho pela sensibiliza ccedil; atilde;o dos alunos para o estudo, com o objetivos de instig aacute;-los para o assunto. Os alunos realizaram pesquisa sobre a hist oacute;ria do jornal e do jornalismo no Brasil e no mundo. Depois foi feita exposi ccedil; atilde;o desse material. Busquei levantar qual era o n iacute;vel de leitura de jornal deles, quantos t ecirc;m assinatura, o que mais chama a aten ccedil; atilde;o deles no jornal. Observamos que poucos t ecirc;m acesso ao material e existe pouca leitura entre os jovens. A partir da iacute;, busquei expor para eles sobre a import acirc;ncia de conhecer e acompanhar assuntos de interesse da comunidade onde est atilde;o inseridos. Em seguida, expus o objetivo de estudar os g ecirc;neros discursivos, come ccedil;ando pela not iacute;cia, o que eacute;, quais os elementos que a comp otilde;em. Partimos para a pr aacute;tica, fizemos leituras de temas atuais e os alunos produziram not iacute;cias. Tamb eacute;m conceituamos manchete e estudamos a composi ccedil; atilde;o da capa de um jornal. Outro passo foi a familiariza ccedil; atilde;o com o vocabul aacute;rio do universo jornal iacute;stico. Tamb eacute;m j aacute; trabalhamos com os classificados, tipos de entrevista e agora estamos nos debru ccedil;ando sobre o g ecirc;nero dissertativo presente nos jornais a partir do editorial. Posteriormente, o objetivo eacute; produzir um jornal com not iacute;cias e entrevistas feitas pelos alunos.

OP: Quais s atilde;o os resultados iniciais que j aacute; podem ser identificados?
VP: Hoje eles se sentem muito mais motivados para as aulas de L iacute;ngua Portuguesa e gostam da din acirc;mica. Agora j aacute; percebo neles a busca espont acirc;nea por jornais e not iacute;cias. A partir da socializa ccedil; atilde;o das leituras com alunos de outras turmas, at eacute; mesmo estes j aacute; demonstraram interesse em se envolver no projeto. De modo geral, os alunos est atilde;o mais produtivos e mais cr iacute;ticos em rela ccedil; atilde;o a diversos assuntos.

OP: O que, no jornal, mais chama a aten ccedil; atilde;o dos estudantes da faixa et aacute;ria envolvida no projeto?
VP: Ap oacute;s observarem a capa do jornal, a maioria direciona sua leitura para a p aacute;gina de entretenimento. Em seguida, os meninos procuram as p aacute;ginas de esportes e as meninas as p aacute;ginas de fotos (colunas sociais). Depois, a pr oacute;xima leitura eacute; a das p aacute;ginas policiais. Somente ap oacute;s isso eacute; que eles conferem outras not iacute;cias.

OP: Pretende expandir o projeto ou aplic aacute;-lo a outras turmas?
VP: Sim. Alunos de outras turmas j aacute; est atilde;o envolvidos de alguma forma a partir da socializa ccedil; atilde;o de not iacute;cias, que eacute; feita pelos alunos na hora do intervalo. Mesmo assim, na fase de elabora ccedil; atilde;o do jornal pretendemos abrir mais espa ccedil;o para que eles participem desse processo. Quanto a outras turmas, costumo aplicar novamente o que d aacute; certo, e este projeto tem dado.

OP: Qual sua percep ccedil; atilde;o sobre a rela ccedil; atilde;o entre a sociedade e o jornal?
VP: Acredito que a popula ccedil; atilde;o precisa ler mais, tanto jornais como outros materiais. Por isso mesmo estou realizando este trabalho pontual, de base, com o objetivo de que os jovens possam adquirir o h aacute;bito da leitura e dissemin aacute;-lo nas suas fam iacute;lias. Tamb eacute;m penso que a comunidade deveria ser mais participativa em rela ccedil; atilde;o ao jornal, expor sua opini atilde;o sobre o que leu, seja ela favor aacute;vel ou contr aacute;ria, e que fosse publicada no espa ccedil;o do leitor, dentro de uma proposta democr aacute;tica. Eacute; uma forma de desenvolver a criticidade das pessoas e de promover uma maior integra ccedil; atilde;o social.

OP: Na sua vis atilde;o, qual o papel social de um jornal como ve iacute;culo de comunica ccedil; atilde;o?
VP: O jornal tem suma import acirc;ncia social, pois tem o papel de informar e formar as pessoas, j aacute; que apresenta not iacute;cias de forma clara, objetiva e eacute; mais acess iacute;vel do que outras fontes de leitura, como um livro, por exemplo.

OP: Na sua opini atilde;o, outras disciplinas tamb eacute;m podem utilizar jornais para ensino de determinados conte uacute;dos?
VP: Sim. O jornal eacute; um material did aacute;tico que precisa ser explorado. Ele pode ser utilizado em v aacute;rias outras disciplinas, tais como Matem aacute;tica, Hist oacute;ria, Geografia. Os conte uacute;dos estudados nas outras disciplinas tamb eacute;m s atilde;o relevantes para que o aluno tenha condi ccedil; otilde;es de produzir textos nas aulas de L iacute;ngua Portuguesa. Esta interdisciplinaridade pode ser aproveitada por meio do jornal.

Copyright © 2017 O Presente