Fale com a gente

Geral

O Presente Rural completa 20 anos

Publicado

em

 

Arte/O Presente

 

Arquivo/OP
Fundador e diretor do Jornal O Presente Rural, Arno Kunzler

 

Em março de 1997, circulava na região de Marechal Cândido Rondon (PR), a primeira edição do Jornal O Presente Rural. O veículo nasceu com o objetivo de suprir a demanda por informações do agronegócio para produtores, que passaram a receber um caderno por mês, de 24 páginas, dedicado aos desafios e oportunidades do setor. Agricultura e pecuária ganhavam um aliado que, duas décadas mais tarde, se tornaria o jornal de maior penetração no agronegócio do Brasil. Com distribuição gratuita aos atores do agro para 13 Estados do país, O Presente Rural comemora 20 anos solidificado no mercado da informação dirigida, unindo conteúdos jornalístico, científico e publicitário para auxiliar trabalhadores rurais, pesquisadores, acadêmicos, dirigentes e empresários na tomada de decisões.

A região Oeste do Paraná sempre foi intrinsicamente ligada à agropecuária. Colonizada por agricultores gaúchos e catarinenses e dona de um solo muito fértil, viu nascer algumas das maiores cooperativas do país e foi sede para o desenvolvimento de atividades que são usadas até hoje no agronegócio, como o plantio direto, lançado na década de 1970. O produtor tinha o dom de produzir, mas faltavam informações, novidades que pudessem ajudá-lo a melhorar os resultados da sua propriedade e ter uma vida mais confortável no campo. Decidimos então criar um veículo exclusivo a esse setor, com o objetivo claro de dirimir dúvidas e apontar soluções para os desafios e oportunidades que o agronegócio gerava, conta o fundador e diretor de O Presente Rural, Arno Kunzler.

O jornal nasceu com o nome de Caderno Rural, estampando em sua manchete a expectativa de boa safra 1996/97 da região. Em setembro do mesmo ano se tornou O Presente Rural. No mês seguinte, ganhava sua primeira edição em cores. Depois de um período de reacomodação no mercado, deixou o foco regional para ampliar sua participação em todo o Paraná e mais recentemente grande parte do Brasil. Nos últimos nove anos, expandimos vigorosamente, se solidificando no mercado jornalístico e publicitário. Hoje estamos em 13 Estados do Brasil, onde estão os principais polos produtores, com universidades, cooperativas, indústrias e o produtor. Somos o veículo com maior presença dentro do agronegócio brasileiro, revela Kunzler.

Além de chegar à casa do produtor, às academias e às empresas, o jornal tem presença marcante nos principais eventos do agronegócio nacional. Em 2016, circulou em mais de 20 eventos do setor em Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Espírito Santo. Em busca do que há de novidades do setor, as equipes protagonizaram mais de 20 viagens para sete Estados brasileiros, captando em lentes e histórias as mais diferentes realidades dos sistemas de produção.

Para o diretor Paulo Rodrigo Coppetti, essa presença intensa, seja no sítio, na fazenda, na agroindústria, nos eventos ou mesmo nas reportagens in loco, revela o objetivo da empresa, que é encontrar a informação para repassar ao mercado, com qualidade, responsabilidade e ética. Primamos por uma informação de qualidade, que realmente faça a diferença no dia a dia do produtor rural e de outros profissionais do agronegócio nacional. Onde o agronegócio está, O Presente Rural também está, afirma Coppetti.

O Presente Rural circula em 12 edições anuais, intercaladas a cada mês entre Bovinos, Grãos e Máquinas, Aves – Corte e Postura e Suínos e Peixes, além de uma edição anual de Nutrição e Saúde Animal e do Anuário do Agronegócio Paranaense, este dedicado exclusivamente ao Paraná.

Ana Paula Wilmsen/OP
Diretor do Jornal O Presente Rural, Paulo Rodrigo Coppetti

Copyright © 2017 O Presente