Organizações empresariais do Oeste do Paraná buscam no País Basco, na Espanha, apoio para incrementar a economia da região dentro de um modelo de desenvolvimento econômico local. Algumas parcerias entre as duas regiões já estão em curso e deverão ganhar novo impulso após a assinatura de um acordo entre a Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Associação Basca de Agências de Desenvolvimento (Garapen), durante o fórum mundial que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.
A aproximação começou no início deste ano, quando uma comitiva de prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e representantes do Sebrae e da Caciopar viajou à Espanha.
Um dos resultados práticos desse intercâmbio está em Terra Roxa, município de 17 mil habitantes. Apesar de a agropecuária ser a principal fonte de receitas, é na confecção de roupas de bebê que está o forte da geração de empregos. Ao todo, são 40 empresas que empregam aproximadamente 3.500 pessoas e têm seus produtos comercializados em todo o Brasil.
Somos a capital brasileira das roupas de bebê, proclama o prefeito Ivan Reis da Silva. Mas, não temos uma cultura de exportação, pondera. Por meio de uma aproximação facilitada pela Garapen, Terra Roxa receberá a partir de novembro um consultor do País Basco que auxiliará na internacionalização dessas empresas. A ideia é usar a região espanhola como porta de entrada para o mercado europeu.
Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente