Marcos Elieser

Requerimento associado a entrevista do vereador Ari Schmidt questionando a limpeza de cemitérios foi considerado pelo secretário de Administração e Planejamento um desrespeito ao trabalho realizado pelas comunidades do interior.
A Prefeitura de Nova Santa Rosa recebeu um requerimento de autoria do vereador Ari Schmidt, assinado também pelos vereadores Paulo Wagner Netto e Marli Hardt, solicitando limpeza e manutenção nos cemitérios, além de instalação de torneiras no corredor central do cemitério da sede.
Com base no requerimento, o vereador Ari Schmidt ainda distribuiu matéria sobre o assunto para veículos de comunicação, afirmando que, além do cemitério da sede, os cemitérios dos distritos estariam sem manutenção adequada, o que estaria causando desconforto às famílias que visitam esses locais. A gente tem trabalhado bastante para que as essas nossas reivindicações sejam atendidas, em especial essa de fazer zelar os cemitérios do nosso município, afirmou o vereador Ari em entrevista divulgada por uma emissora de rádio comunitária.
O secretário de Administração e Planejamento, Luis München, disse estar surpreso por receber um requerimento e ainda ouvir na rádio uma entrevista do vereador Ari criticando a atuação da administração municipal e das comunidades do interior na manutenção e limpeza dos cemitérios.
MAL INFORMADO
Conforme o secretário, o cemitério da sede é responsabilidade da administração municipal, mas os cemitérios dos distritos são responsabilidade das comunidades do interior, que, segundo München, estão realizando um trabalho de qualidade na limpeza e manutenção. Acredito que o vereador Ari esteja mal informado, porque o cemitério da cidade está muito melhor do que quando assumimos a administração municipal. Quanto aos cemitérios dos distritos, novamente o vereador Ari está mal informado, porque as comunidades do interior estão realizando um excelente trabalho. Acho que o vereador antes de falar ou fazer um requerimento desse tipo de situação deveria se informar sobre quem limpa e quem faz a manutenção desses cemitérios, salienta o secretário de Administração e Planejamento.
DESRESPEITO
Ele entende que o trabalho desenvolvido pelas comunidades dos distritos nos cemitérios deveria ser motivo de manifestações positivas na Câmara Municipal e na imprensa e não alvo de críticas como as feitas pelo vereador Ari em entrevista divulgada em uma rádio comunitária. Ele está querendo jogar a comunidade um contra o outro. Isso é um desrespeito com as comunidades do interior. São pessoas que zelam pelos seus entes queridos e não é esse vereador que vai dizer que essas comunidades não cuidam dos cemitérios. O vereador Ari está muito mal informado, enfatiza o secretário München.
RESPONSABILIDADE
Ainda em relação ao requerimento apresentado por três dos vereadores de oposição, o secretário ressalta que as torneiras e a melhor vazão de água solicitada é outro reflexo da falta de informação dos vereadores que fizeram o requerimento. Quando assumimos a administração municipal recebemos o nosso cemitério com apenas três torneiras na rua central e hoje instalamos sete torneiras e para resolver a questão da vazão, que sempre foi pouca, dentro de alguns dias vamos instalar uma caixa de água para suprir a necessidade. A nossa responsabilidade vamos cumprir e não deixar de fazer para cobrar depois como está acontecendo agora, salienta o secretário.