O Presente
Geral

“Parada Pedagógica” proporciona reflexões sobre a educação

calendar_month 13 de agosto de 2013
3 min de leitura
Ademir Herrmann
A palestra com o professor Douglas Borella foi voltada aos professores do Ensino Fundamental

Considerando o desenvolvimento infantil como fascinante, dasafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível, é papel do educador descobrir e fomentar as potencialidades de cada um dos seus alunos. Diante disto, a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon, realizou na última segunda-feira (12), em diferentes locais, parada pedagógica  prevista no calendário escolar 2013.

O evento procurou promover reflexões sobre a situação da educação na rede pública municipal, reforçando o comprometimento da secretaria com o processo ensino-aprendizagem. Com o intuito de despertar a sensibilidade, os professores do Ensino Fundamental – séries iniciais, participaram da palestra denominada “A arte de ensinar respeitando as diferenças”, proferida pelo professor Douglas Roberto Borella, doutor em Educação Especial. A palestra foi ministrada no ISEPE/Rondon.  

Conforme o professor Douglas, “o papel do professor remete a uma postura ativa, dialética, política e ética, e que tenha um compromisso permanente com a vida de seus alunos, com a sua autonomia oportunizando espaços onde a liberdade possa ser exercida de forma criativa e espontânea. Pensa-se, ainda, na formação de profissionais reflexivos capazes de analisar suas ações frente a situações de conflito e compreender como elaboram e modificam a rotina cotidiana”, informou.

“Por isso, ao se abordar a Educação para Todos, nada mais relevante do que destacar a preocupação com a formação e qualificação de professores no desempenho, com competência, de uma educação de qualidade”, destacou. Conforme depoimento da Professora Elisangela da Silva Celestino, “a palestra trouxe momentos de reflexão sobre meu dia a dia enquanto profissional, e ao mesmo tempo, no cotidiano familiar, resgatou o respeito, o sentimento de respeitar as diferenças, o tempo que cada pessoa tem para aprender”.

Atividades

Paralelamente outras atividades aconteceram, em outros locais, envolvendo outros grupos de professores. No auditório da prefeitura, os professores de Educação Infantil (Pré I e II) tiveram oficina de confecção de material pedagógico, onde produziram cartazes com o tema folclore. De acordo com a avaliação dos participantes “o encontro foi muito bom e proveitoso, além da confecção  dos materiais o momento também serviu para troca de ideias”.

Para os profissionais da Educação Infantil (Berçário e Maternal) o momento também foi especial. Assistiram ao filme “Além da sala de aula” e a partir dele debateram sobre o tema inclusão e sua perspectiva sócio-educacional. No período da tarde, realizaram reunião interna, planejaram atividades e organizaram materiais e salas de aula.

Avaliação

De acordo com a Secretária de Educação, Marta Salete Bendo, “as paradas pedagógicas  são de suma importância para todos os professores, permitem reflexões sobre a prática na sala de aula, processo ensino-aprendizagem e relações entre o trabalho pedagógico, família e comunidade em geral”.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.